Hoje mais uma aeronave da LATAM Brasil foi para a frota da Qatar Airways, o Airbus A350-900 de matrícula PR-XTF (foto acima) decolou do Aeroporto de Guarulhos para o Aeroporto RIOgaleão, onde depois irá para Doha, no Qatar. Essa aeronave também faz parte de uma série de aeronaves da LATAM que irão para a Qatar Airways sob regime de sub-leasing.

O PR-XTF receberá a matrícula A7-AMB, sendo arrendado por 6 meses para a Qatar Airways. No total são 4 aeronaves A350XWB da LATAM Brasil que devem ir para a frota da Qatar Airways, assim como adiantamos em uma publicação em nosso site feita em janeiro, onde ainda era um boato.

Airbus A350-900 com matrícula PR-XTF em testes na fábrica da Airbus em Toulouse.

No dia 21 de fevereiro a aeronave PR-XTG, que estava parada no Aeroporto RIOgaleão, foi encaminhada para a frota da Qatar. A LATAM Brasil confirmou na tarde de hoje (23/02) a transferência de quatro aeronaves A350 para a Qatar Airways. Em nota a LATAM Brasil disse para a Aeroflap: 

O Grupo LATAM Airlines finalizou hoje um acordo para realizar o sub-leasing da primeira de quatro de suas aeronaves Airbus A350 XWB para a Qatar Airways. Os contratos de subarrendamento serão feitos para períodos entre 6 e 12 meses, com possibilidade de prorrogação. Durante este período, a Qatar será exclusivamente responsável pelo controle operacional das aeronaves.

Com a medida, a LATAM segue empenhada em flexibilizar seu plano de frota, alinhando-o às necessidades operacionais e às condições do mercado. Para tanto, o Grupo avalia constantemente o seu plano de frota e tem a capacidade de expandir, racionalizar ou adequar seus requisitos de frota de acordo com a demanda de cada país onde opera e também analisando as condições gerais de sua malha.

A LATAM Airlines Brasil seguirá operando o restante de sua frota A350 XWB nas rotas São Paulo – Madri e São Paulo – Paris e o Grupo continua comprometido com a busca de modelos de negócios que ofereçam aos passageiros a melhor e mais moderna frota da América Latina.

PR-XTF em voo para o RIOgaleão. Via – FlightRadar 24

Atualmente a Qatar tem 13 aeronaves A350-900XWB em sua frota. Em janeiro a LATAM informou que estava retirando o A350 das rotas partindo de Guarulhos para Miami, Milão, Paris e Santiago. Os voos para Paris iriam ter o A350 em dias alternados, nas outras três cidades informadas a LATAM voltaria a utilizar os aviões Boeing 767 e 777.

Voos de Guarulhos para Orlando também sofreram alterações e a partir do dia 26 de março serão operados pelo Boeing 767-300ER, atualmente o Airbus A350XWB da LATAM é responsável por operar os voos para Orlando partindo de Guarulhos.

This post is available in: pt-brPortuguês