Foto - GRU Airport/Via Facebook

Nesta última quinta-feira, a linha 13-Jade da CPTM recebeu o primeiro teste antes do lançamento. Os testes foram realizados durante a madrugada, e com trens que serão utilizados nessa linha.

A CPTM disse que aferiu os 12,2 km de extensão da linha, e as paradas nas três estações que estão disposta nesse espaço. Com os dados a companhia poderá certificar determinado trecho ou realizar correções.



O Governo de São Paulo espera inaugurar no dia 31 deste mês a linha 13-Jade, que faz a ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas pode adiar essa data para meados de abril.

O governo ainda não inaugurará o serviço expresso, ligando a Estação da Luz ao Aeroporto de Guarulhos sem baldeações. O trecho sem baldeações só será iniciado em julho.

Dessa forma chegar ao aeroporto em apenas 35 minutos não será possível por enquanto, mas fazendo baldeações é possível sair do centro de São Paulo e chegar no Aeroporto de Guarulhos em apenas 55 minutos.

Por enquanto o serviço também será experimental na linha 13-Jade, operando em horário reduzido, sem cobrança de tarifa, e apenas aos fins de semana, de 10h às 15h. Em maio  a CPTM espera expandir o serviço para de 4h até meia noite, com intervalo de 30 minutos entre os trens.

 

Linha expressa

O tempo de deslocamento é a vantagem. Com a nova linha uma viagem do centro de São Paulo até o Aeroporto durará apenas 35 minutos, esse mesmo trajeto em horário de pico pode durar mais de uma hora utilizando um veículo próprio, ou até 1h30 quando o serviço de transporte aeroportuário (Bus Service) é utilizado.

A ligação será até a Estação Aeroporto, onde o passageiro deverá desembarcar e seguir de ônibus para o terminal, de acordo com o governador, todo esse trajeto foi pensado e haverá ônibus públicos, fornecidos pela concessionária, para cumprir esse trecho. Um monotrilho deveria ter sido inaugurado, e já estaria operando, mas a obra atrasou devido a um projeto da concessionária GRU Airport de construir um shopping no lugar da estação. As previsões para a ligação expressa entre São Paulo e o maior aeroporto do Brasil perduram pelo menos desde 2002.

 

A CPTM também oferecerá dois tipos de bilhetes:

  • Um convencional, onde o trem vai fazendo as paradas da linha Jade-13. O atrativo é a tarifa base de R$ 3,80, mas a viagem pode demorar até 55 minutos.
  • O expresso, onde o trem trafega pelos trilhos da linha 11, 12 e a nova Jade-13 porém faz a ligação direto da Estação da Luz até o Aeroporto de Guarulhos, a viagem durará 35 minutos e terá valor de até R$10.

Apesar disso os trens da linha expressa só trafegarão 4 vezes por dia em cada sentido, sem cobrir os horários de pico no trânsito paulista (e na aviação). Os horários estão a seguir: Aeroporto-Centro (8h, 10h, 12h e 22h) e Centro-Aeroporto (9h, 11h, 13h e 21h).

Durante toda a operação comercial, das 4h até meia-noite, funcionará o serviço regular com viagens da Estação Aeroporto-Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart com duração de 15 minutos. Quem desejar seguir viagem pelo Metrô ou pela CPTM terá que realizar transferência para a Linha 12-Safira na estação Engenheiro Goulart.

Nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), haverá ainda o serviço Connect, com trens que seguirão da Estação Aeroporto até a Estação Brás, sem necessidade de trocar de composição na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto durará cerca de 35 minutos e o trem parará nas estações para embarque e desembarque.