A Smiles apresentou um desempenho excelente em 2017, que levou a resultados recordes em seus principais indicadores operacionais e financeiros, e a liderança do mercado de fidelidade a partir do terceiro trimestre.

A empresa encerrou o ano com lucro líquido de R$ 760,6 milhões, 43,7% superior a 2016, e margem líquida de 42,2%. O faturamento bruto foi de R$ 1,9 bilhão, 11,3% superior ao ano anterior. O acúmulo de milhas teve um crescimento de 59,1% em relação à 2016, o que equivale a 85,2 bilhões de milhas acumuladas no período. Já o resgate de milhas cresceu 56,2% em relação ao mesmo período no ano anterior. Foram resgatadas 68 bilhões de milhas em 2017.

“O ano de 2017 foi um marco para a Smiles, com destaque para o crescimento acima de 50% no acúmulo e resgate de milhas – o que demonstra o engajamento cada vez maior dos clientes –, além da melhora de todos os indicadores operacionais e financeiros. O ano também foi marcado pelo lançamento de novos produtos e serviços que facilitam a viagem do cliente, com destaque para o Viaje Fácil – que já representa perto de 10% dos resgates de passagens –, e das novas funcionalidades do aplicativo Smiles, que com a reserva de hotéis e carros, já é responsável por quase 25% das emissões”, informa Leonel Andrade, presidente da Smiles.

“As novas facilidades de acúmulo de milhas da GOL e a validade de 10 anos das milhas dos clientes Clube Smiles e Diamante são benefícios diretos aos viajantes frequentes, e contribuíram para que a Smiles assumisse a liderança do mercado”, acrescenta o executivo. “Nosso objetivo é transformar milhas em sorrisos, fazendo com que o cliente viaje cada vez mais”.

Em relação aos produtos e serviços exclusivos, mais uma vez a Smiles demonstra sua capacidade de inovação. Além do Viaje Fácil, em 2017 foram lançados a Conta Família, emissão de passagens pelo Messenger do Facebook, pagamento de bagagem e combustível com milhas, mantendo-se na vanguarda do mercado.

Principais indicadores de 2017:

Principais Destaques

Unidade

2017

2016

2017 vs. 2016 (%)

Acúmulo de Milhas

bi

85,2

53,6

59,10%

Gol

bi

8,3

6,7

24,80%

Bancos, Varejo e Serviços

bi

64,1

46,9

36,70%

Smiles & Money

bi

12,8

n/a

Resgate de Milhas (Programa) ²

bi

68

43,5

56,20%

Faturamento bruto total³

R$ mi

1.908,10

1.714,70

11,30%

Faturamento bruto total (ex-Gol)³

R$ mi

1.824,20

1.616,20

12,90%

Receita Líquida

R$ mi

1.804,10

1.548,10

16,50%

EBITDA1

R$ mi

661,7

609,5

8,60%

margem EBITDA1

%

36,70%

39,40%

 (2,7 p.p.)

Lucro Líquido

R$ mi

760,6

548,3

38,70%

margem líquida

%

42,20%

35,40%

6,8 p.p.

 

Destaques de 2017

✓ Lançamento de produtos e serviços que facilitam a viagem do cliente, como Viaje Fácil (emissão de passagens sem milhas e um prazo de até 60 dias antes do voo para o pagamento), Conta Família (até 6 pessoas compartilham uma única conta para acelerar o acúmulo de milhas), emissão de passagens pelo Messenger do Facebook (chatbot), pagamento de bagagem com milhas, pagamento de combustível com milhas diretamente na máquina de cartão (POS);

✓ Novos benefícios Clube Smiles e clientes Diamante, dentre eles a validade de 10 anos das milhas acumuladas e a elegibilidade à Conta Família. O cliente Diamante agora usa no máximo 25 mil milhas para emitir passagens nacionais GOL;

✓ Novas regras de acúmulo de milhas da GOL: entre outras novidades, está o acúmulo de milhas em todas as tarifas, além de contabilizar todos os trechos voados, inclusive conexões para a qualificação na mudança de categoria (Smiles, Prata, Ouro e Diamante);

✓ Ampliação dos serviços no aplicativo Smiles: agora, além de emissão de passagens de todas as 14 companhias aéreas parceiras, permite a reserva de hotéis e carros;

✓ Lançamento do Milhas do Bem, projeto de responsabilidade social e voluntariado para a arrecadação de milhas;

✓ Lançamento do novo Shopping Smiles: além do resgate de produtos e serviços com milhas, agora dá a opção de pagamento com cartão de crédito, permitindo o acúmulo de milhas;

✓ Lançamento do novo cartão de crédito Smiles em parceria com a Visa e os bancos Bradesco, Santander e Banco do Brasil;

✓ Lançamento da plataforma de conteúdo Smiles em Dica;

✓ Lançamento de novas parcerias com a Claro, Ingresso Rápido, Uber, Via Varejo, Polishop, Webstore e Wine;

✓ Lançamento da nova campanha institucional “É mais fácil”, que se estendeu pelo ano todo trabalhando semanalmente um tema relacionado aos principais produtos e serviços que a Smiles oferece, além do patrocínio da 10ª edição da Cow Parade, da Turnê Risadaria e do Prêmio Smiles Risadaria;

✓ Lançamento de um cursor especial para pessoas com deficiência navegarem no site da Smiles por meio do software eSSENCIAL ACCESSIBILITY.

This post is available in: pt-brPortuguês