O faturamento bruto da Smiles no 3T17 superou a marca dos R$ 500 milhões, com crescimento de 16,2% em relação ao ano passado. Já o lucro líquido, com a incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade, gerou um ganho que contribuiu para o crescimento 134,6% em relação ao 3T16, que representa R$ 339,5 milhões.
O acúmulo de milhas (ex-GOL) cresceu 66,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, alcançando a marca recorde de 20.4 bilhões de milhas. Por outro lado, o resgate também teve um incremento substancial, atingindo o recorde de 17.1 bilhões de milhas, 55,9% superior ao 3T16.
“A incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade gerou um resultado significativo que contribuiu para a marca histórica de R$ 339,5 milhões de lucro líquido. Graças ao expressivo e constante ganho de market share, o faturamento cresceu 16,2%. Assim, a companhia manteve o crescimento do volume de milhas acumuladas e resgatadas no período (65% e 55,9% respectivamente), que refletem a consistente trajetória de engajamento dos nossos clientes e a consolidação da Smiles como o melhor programa de milhas do país”, anuncia Leonel Andrade, CEO da Smiles.
“Mais uma vez, a companhia mantém o DNA inovador com o lançamento do Viaje Fácil GOL, resgate de milhas “fiado” em que o cliente garante primeiramente as passagens e depois, tem até 60 dias antes do voo para nos enviar as milhas. Outro importante destaque é a reformulação do Shopping Smiles, que agora segue a linha da plataforma de hotéis e carros, oferecendo milhas a cada resgate de produto ou serviço com pagamento no cartão de crédito. Além disso, já é possível pagar o combustível com milhas diretamente na máquina de cartão (POS) com o Shell Resgate Automático – produto exclusivo da Smiles em parceria com a Shell”, complementa o executivo.
De olho nas novidades do mercado digital, a Smiles lançou um assistente virtual no Messanger do Facebook. Ochatbot funciona como uma ferramenta de interação tirando as dúvidas dos clientes e oferecendo informações sobre as promoções vigentes. A ideia é que até o final do ano, ela passe a auxiliar os clientes também na emissão de passagens e resgate de produtos e serviços. Seguindo essa linha, desde setembro o aplicativo da Smiles permite a reserva de hotéis e carros, além do resgate de passagens, consulta de saldo e a movimentação da conta, entre outras facilidades.
Com o objetivo de transformar milhas em sorrisos, a Smiles lançou em julho o Milhas do Bem, programa de responsabilidade social e voluntariado de apoio e investimento em educação, empreendedorismo e gestão. A proposta é incentivar os clientes e parceiros da Smiles a doarem milhas para os projetos sociais de instituições que atuam no crescimento pessoal, social e cultural de jovens e crianças. A cada milha doada a Smiles doará uma milha adicional com o propósito de juntos, oferecer um futuro melhor para os menos favorecidos.
Indicadores
Principais destaques | Unidade | 3T17 | 2T17 | 3T16 | 3T17 vs. 2T17 (%) | 3T17 vs. 3T16 (%) |
Acúmulo de milhas | bi | 22,8 | 20,4 | 13,8 | 11,6% | 65,0% |
Gol | bi | 2,4 | 1,7 | 1,6 | 45,9% | 52,4% |
Bancos, varejo e serviços | bi | 17,2 | 15,7 | 12,2 | 9,5% | 40,7% |
Smiles & Money | bi | 3,2 | 3,1 | – | 3,7% | – |
Resgate de milhas (Programa)² | bi | 17,1 | 16,4 | 11,0 | 4,8% | 55,9% |
Faturamento bruto total³ | R$ mi | 500,4 | 7,7% | 16,2% | ||
Faturamento bruto total (ex-Gol)³ | R$ mi | 405,0 | 4,6% | 16,6% | ||
Receita líquida | R$ mi | 440,8 | 441,7 | 398,3 | (0,2%) | 10,7% |
EBITDA¹ | R$ mi | 163,0 | 172,0 | 165,8 | (5,2%) | (1,7%) |
margem EBITDA¹ | % | 37,0% | 38,9% | 41,6% | (2,0 p.p.) | (4,7 p.p.) |
Lucro líquido | R$ mi | 339,5 | 144,7 | 132,1% | 134,6% | |
margem líquida | % | 77,0% | 33,1% | 36,3% | 43,9 p.p. | 40,7 p.p. |
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