O faturamento bruto da Smiles no 3T17 superou a marca dos R$ 500 milhões, com crescimento de 16,2% em relação ao ano passado. Já o lucro líquido, com a incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade, gerou um ganho que contribuiu para o crescimento 134,6% em relação ao 3T16, que representa R$ 339,5 milhões.

O acúmulo de milhas (ex-GOL) cresceu 66,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, alcançando a marca recorde de 20.4 bilhões de milhas. Por outro lado, o resgate também teve um incremento substancial, atingindo o recorde de 17.1 bilhões de milhas, 55,9% superior ao 3T16.

“A incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade gerou um resultado significativo que contribuiu para a marca histórica de R$ 339,5 milhões de lucro líquido. Graças ao expressivo e constante ganho de market share, o faturamento cresceu 16,2%. Assim, a companhia manteve o crescimento do volume de milhas acumuladas e resgatadas no período (65% e 55,9% respectivamente), que refletem a consistente trajetória de engajamento dos nossos clientes e a consolidação da Smiles como o melhor programa de milhas do país”, anuncia Leonel Andrade, CEO da Smiles.

“Mais uma vez, a companhia mantém o DNA inovador com o lançamento do Viaje Fácil GOL, resgate de milhas “fiado” em que o cliente garante primeiramente as passagens e depois, tem até 60 dias antes do voo para nos enviar as milhas. Outro importante destaque é a reformulação do Shopping Smiles, que agora segue a linha da plataforma de hotéis e carros, oferecendo milhas a cada resgate de produto ou serviço com pagamento no cartão de crédito. Além disso, já é possível pagar o combustível com milhas diretamente na máquina de cartão (POS) com o Shell Resgate Automático – produto exclusivo da Smiles em parceria com a Shell”, complementa o executivo.

De olho nas novidades do mercado digital, a Smiles lançou um assistente virtual no Messanger do Facebook. Ochatbot funciona como uma ferramenta de interação tirando as dúvidas dos clientes e oferecendo informações sobre as promoções vigentes. A ideia é que até o final do ano, ela passe a auxiliar os clientes também na emissão de passagens e resgate de produtos e serviços. Seguindo essa linha, desde setembro o aplicativo da Smiles permite a reserva de hotéis e carros, além do resgate de passagens, consulta de saldo e a movimentação da conta, entre outras facilidades.

Com o objetivo de transformar milhas em sorrisos, a Smiles lançou em julho o Milhas do Bem, programa de responsabilidade social e voluntariado de apoio e investimento em educação, empreendedorismo e gestão. A proposta é incentivar os clientes e parceiros da Smiles a doarem milhas para os projetos sociais de instituições que atuam no crescimento pessoal, social e cultural de jovens e crianças. A cada milha doada a Smiles doará uma milha adicional com o propósito de juntos, oferecer um futuro melhor para os menos favorecidos.

 

Indicadores

Principais destaques

Unidade

3T17

2T17

3T16

3T17 vs. 2T17 (%)

3T17 vs. 3T16 (%)

Acúmulo de milhas

bi

22,8

20,4

13,8

11,6%

65,0%

Gol

bi

2,4

1,7

1,6

45,9%

52,4%

Bancos, varejo e serviços

bi

17,2

15,7

12,2

9,5%

40,7%

Smiles & Money

bi

3,2

3,1

3,7%

Resgate de milhas (Programa)²

bi

17,1

16,4

11,0

4,8%

55,9%

Faturamento bruto total³

R$ mi

500,4

464,8

430,5

7,7%

16,2%

Faturamento bruto total (ex-Gol)³

R$ mi

472,2

451,3

405,0

4,6%

16,6%

Receita líquida

R$ mi

440,8

441,7

398,3

 (0,2%)

10,7%

EBITDA¹

R$ mi

163,0

172,0

165,8

 (5,2%)

 (1,7%)

margem EBITDA¹

%

37,0%

38,9%

41,6%

 (2,0 p.p.)

 (4,7 p.p.)

Lucro líquido

R$ mi

339,5

146,2

144,7

132,1%

134,6%

margem líquida

%

77,0%

33,1%

36,3%

43,9 p.p.

40,7 p.p.