A Lufthansa revelou a nova marca modernizada para clientes e colaboradores em dois grandes eventos (07/02) nos hubs de Frankfurt e Munique, na Alemanha. A mudança mais visível é a nova pintura das aeronaves.

Diante de mais de 3 mil convidados em Frankfurt e Munique, a Lufthansa apresentou oficialmente um  Boeing 747-8  e um  Airbus A321 com o novo design.



Na semana anterior, detalhes do projeto motivaram discussões interativas, especialmente nas mídias sociais. A resposta para o novo visual foi predominantemente positiva, embora algumas pessoas tenham lamentado a ausência do tradicional tom amarelo que, no entanto, receberá uma função específica, servir de meio de orientação e diferenciação. A cor vai ser encontrada no futuro em todos os cartões de embarque e em todos os balcões da Lufthansa nos aeroportos, entre outros lugares.

“A Lufthansa mudou e é mais moderna e mais bem sucedida do que nunca. De hoje em diante, isto estará visível para o público também através de um novo design”, disse Carsten Spohr, chairman do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG. “O grou sempre esteve conosco e claramente combina com a performance promissora da Lufthansa. No momento atual, a ave permanece como símbolo da mais alta qualidade, excelência em serviços, expertise em voar, confiabilidade e espírito inovador; e isso representa a confiança.”

Tendo como pano de fundo a digitalização e a mudança nas exigências dos clientes, a Lufthansa reconheceu que a companhia precisava modernizar o visual das aeronaves para se manter atualizada.

O Grupo investe dois milhões de euros por ano em aeronaves e eficientes em termos de consumo de combustível. Os serviços premium a bordo e em solo atendem as necessidades individuais dos clientes.

A Lufthansa recebeu o prêmio Platinum da IATA (International Air Transport Association) pelos serviços digitais e foi a primeira e única companhia aérea da Europa a ser premiada com a quinta estrela pelo Skytrax.

A introdução da nova business class com o novo Boeing 777-9 em dois anos é um exemplo de como o caminho para a modernização será consistentemente perseguido no futuro.  

Por ocasião do centésimo aniversário do grou, cada detalhe do design foi retrabalhado para atender as necessidades da era digital. A nova aparência da Lufthansa dá aos elementos individuais uma nova e moderna qualidade para agilizar seu impacto. Os designers encontraram grande importância em assumir a tradição de design exclusivo da marca Lufthansa e levá-la ao futuro.

 

Patrimônio encontra o futuro

“A modernização da Lufthansa só foi possível graças ao comprometimento dos colaboradores, que são os melhores da indústria. Eles são a face atual da nova marca”, continuou Carsten Spohr.

O grou, desenhado exatamente 100 anos atrás pelo artista gráfico Otto Firle, um ícone distinto no céus, continua a ser um símbolo icônico de uma companhia aérea. No futuro, será mais fino e adequado para o mundo digital. Um anel mais fino torna o grou mais elegante, trazendo-o ao primeiro plano e concedendo-lhe mais espaço.

Em suma, a marca registrada ganhará leveza e elegância. A combinação familiar de cor azul-amarelo da Lufthansa também será mantida – mas o uso dessas cores primárias será redefinido. O azul especialmente desenvolvido para a Lufthansa é um pouco mais escuro, mais elegante e está se tornando a principal cor da marca. Isso significa confiabilidade, clareza e valor.

Depois de 30 anos, as aeronaves da Lufthansa vão gradualmente ganhar a nova pintura. O design foi desenvolvido em um complexo processo com numerosos especialistas. Depois de intensos estudos preliminares, mais de 800 designs e cores próprias desenvolvidas em laboratório, o novo design da aeronave foi concluído. Para atender o desejo da companhia de ser premium, a cor azul da pintura vai dominar os céus e os aeroportos do mundo nas próximas décadas.

 

A bordo, os passageiros vão encontrar um design modernizado incluindo os novos uniformes da tripulação, com novos acessórios muitas vezes amarelos. Os artigos de bordo louças, amenity kits, travesseiros e colchões vão trazer o novo design no futuro.  Cerca de 160 milhões de itens vão ser substituídos nos próximos dois anos.

Um dos importantes desafios ao rever o design foi atender as demandas de hoje e de amanhã do mundo digital. Além disso, a fim de otimizar o grou para os novas exigências técnicas, a Lufthansa desenvolveu um tipo de letra próprio, que é particularmente fácil de ler em equipamentos eletrônicos e smartphones.

 

Campanha da nova marca

Abertura e curiosidade – o lançamento da nova marca sinaliza também o começo da campanha  #SayYesToTheWorld. E questiona formas de pensar e hábitos. A Lufthansa abre o mundo a todos os exploradores. Com estilo, ambição e qualidade. Com empatia por cada pessoa.

 

Novo design para o Grupo Lufthansa

A imagem do Grupo Lufthansa também foi modernizada. O novo logo já não usa o grou e está escrito completamente em letras maiúsculas. Isso levará em conta a grande variedade de marcas do Grupo, oferecendo neutralidade ótica para todas as empresas.

O novo tipo de letra da Lufthansa Corporate é atemporal e independente. O uso de maiúsculas é uma característica do novo design do Grupo.

O novo azul da Lufthansa é a cor principal do Grupo Lufthansa. O branco garante leveza e aparência independente. Amarelo complementa a paleta de cores. Carsten Spohr diz: “Somos os motores orgulhosos da globalização e estamos orgulhosos de trazer esse conceito abstrato à vida! Tudo isso nos impulsiona e torna nosso trabalho tão valioso e gratificante “.

 

Turnê pela Europa

A companhia equipou dois aviões com a nova pintura, o Boeing 747-8i, um ícone que opera na frota da Lufthansa, e um Airbus A321, conhecido por realizar voos entre destinos europeus de alta demanda.

Devido a essa variedade de aviões muitas cidades receberam as novas cores da companhia nesta quinta-feira (08/02), e para isso a própria Lufthansa divulgou dois mapas antecipadamente, indicando onde as duas aeronaves iriam passar. Veja abaixo:

O primeiro voo com a nova pintura foi entre Frankfurt e o Aeroporto de Düsseldorf, sendo este realizado com um Boeing 747-8i. Outros voos foram operados mais tarde no mesmo dia 8 de fevereiro pelo Airbus A321. Todos os voos do avião da Boeing foram realizados dentro da Alemanha no dia 8, já o Airbus A321 visitou outros países, como a Itália (Milão) e França (Paris).

Veja mais fotos dessa turnê na galeria abaixo:

Além disso a companhia divulgou belíssimos vídeos durante a turnê, e você pode conferir eles abaixo:

 

Veja como foi realizada a pintura do Boeing 747-8i da companhia: