A Lufthansa Technik está definiu o seu conceito de cabine para o Airbus A350 XWB e o A320neo, que compõe a frota da Lufthansa. Além de apresentar seu serviço para essas duas aeronaves citadas, a Lufthansa também promete realizar serviços no Boeing 787, inclusive com diversos clientes, mas não é desse assunto que estamos dispostos a falar, mas sim do novo conceito LHT VIP.

Walter Heerdt, vice presidente sênior da Lufthansa Technik, revelou que além da grande carteira de configurações VIP disponíveis atualmente, a Technik está em uma missão especial para seu MRO, que inclui novos serviços diretamente com parceiros, com finalidade de aumentar mais ainda a carteira de potenciais clientes, e isso inclui um novo conceito de interior VIP para o Airbus A350XWB e uma reformulada para o Boeing 787 Dreamliner, duas aeronaves da nova geração.

Atualmente a Lufthansa Technik executa todas as suas reconfigurações para VIP em sua base principal, localizada em Hamburgo, na Alemanha. A empresa exerce habitualmente reconfigurações em narrow-body, tanto em Hamburgo como na sua subsidiária em Tulsa (Oklahoma).

Ao todo, Lufthansa Technik já realizou esse tipo de serviço para mais de 3700 aeronaves, incluindo cerca de 800 aviões operados por outras companhias. Ela também relata que para algumas aeronaves presta serviço de MRO, seja em forma de Checks ou em solo. Até o momento a Technik realizou serviços de configuração VIP em 60 aeronaves narrow-body e 30 wide-body. Nos últimos meses foram entregues dois 747-8i VIP, com um terceiro sendo concluído no momento.

A Technik já recebeu duas encomendas, advindas do Oriente Médio, para modificar duas aeronaves A380 para configuração VIP, porém elas foram canceladas. No momento a Lufthansa não conta com experiência com essa aeronave, mas Heerdt afirmou que se for preciso a empresa tem todo o suporte para realizar esse tipo de serviço.

O primeiro contrato para modificar o interior de uma aeronave foi assinado em meados de 1950, e se resumiu a uma modificação temporária de um Lockheed Super Constellation para o então Chanceler alemão, Konrad Adenauer. O trabalho incluiu a instalação de uma cama improvisada e uma área de trabalho separada, que incluiu uma mesa e várias cadeiras.

Entre os projetos especiais da Lufthansa Technik está um 747 SP modificado para a NASA com o telescópio SOFIA adaptado para realizar observações em altitudes de cruzeiro. Outro trabalho foi modificar um A310 para missões Zero-G da Novespace. Para a Luftwaffe, foi modificado um A310 para se tornar aeronave uma aeronave de transporte/tanker. Em 2014, a empresa converteu um A340 -300 para se tornar uma aeronave de evacuação para pacientes altamente contagiosos, a aeronave foi entregue ao Instituto Alemão das Relações Exteriores, para uso em missões humanitárias.

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