O programa espacial da Índia continua evoluindo rapidamente. Após lançar um foguete com 104 satélites, batendo um recorde mundial, a Índia agora lançou o maior foguete já produzido no país, feito para levar cargas de grande porte e humanos para o espaço.

O foguete tem 43 metros de comprimento, e pesa no total, 640 toneladas. Ele já subiu levando o satélite geoestacionário GSAT-19, que tem cerca de 3200 kg, para uso em comunicações, ele foi lançado diretamente da Baía de Bengala, uma ilha ao largo da costa do estado de Andhra Pradesh, no sudeste do país.

Foto – Associated Press

O foguete é equipado com motores produzidos na Índia, e usa oxigênio líquido e hidrogênio líquido para formar a propulsão. O projeto está sendo executado desde 2002, e teve sucesso somente em 2017, após anos de estudos para verificar a confiabilidade e viabilidade do projeto, bem como o desenvolvimento da tecnologia.

O GSLV Mark III foi projetado para colocar cargas com mais de 3 toneladas em órbita geoestacionária, ou cargas maiores em órbita LTO,

Foto – ISRO.

de baixa altitude.

A Agência Espacial Indiana destacou que atualmente só a Rússia, os Estados Unidos e a China tem tal capacidade de lançamento. Outra missão também é destaque para a Índia, que em novembro de 2013 lançou uma sonda espacial que orbita em Marte desde setembro de 2014.

This post is available in: pt-brPortuguês