Militar News

Marinha está interessada no Saab Gripen M (Marítimo)

Foto - Saab AB

Não é apenas a FAB (Força Aérea Brasileira) que está interessada no Saab Gripen NG. Segundo informações do site especializado em notícias militares Jane´s, a Marinha Brasileira (MB) está acompanhando de perto a aquisição e todo o processo de compra do Gripen NG junto à FAB.

Ainda segundo informações do site estrangeiro, a Marinha nomeou um oficial para o comitê de aquisição do Saab Gripen, que irá acompanhar de perto todo o processo, incluindo o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros.

A versão naval do caça sueco seria o Gripen M (Marítimo), com algumas características diferentes como o cabo de pouso e o trem de pouso reforçado para operações em um navio aeródromo, conhecido popularmente como Porta Aviões.

 

O Porta-Aviões

Foto – Reprodução/Marinha do Brasil

O A-12 Nae São Paulo foi desativado em fevereiro desse ano após quase 20 anos de uso pela MB, e outros tantos pela França. O porta aviões que foi comprado usado da França já havia passado por um grande reparo e tinha voltado as operações, mas ainda sim se fazia necessária uma modernização ainda maior, que o colocaria em vida útil até 2039, mas o custo seria muito alto.

Além de um novo porta- aviões, o Brasil precisa trocar as aeronaves de asa fixa da força aeronaval, atualmente a MB conta com 12 aeronaves caça-bombardeiros A-12 Skyhawk (AF1 como são conhecidos na Marinha), aeronaves essas que estão em fase de modernização pela Embraer, sendo uma já entregue ao Esquadrão Falcões do Mar, Esquadrão sediado em São Pedro da Aldeia-RJ, subordinado a Marinha do Brasil.

O Brasil tem uma vasta costa e é sim necessária uma boa esquadra que tenha um novo porta aviões, bem como aeronaves modernas para operar a partir do mesmo. A proposta do Gripen naval da SAAB seria uma boa opção, uma vez que pode haver a transferência de tecnologia da mesma forma que está sendo feito com a FAB.

 

Via – Jane’s

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This