Morreu na última sexta-feira com 87 anos o Astronauta John Young, conhecido por participar do início do programa espacial dos Estados Unidos, trabalhando para a NASA por muitos anos.

A NASA aproveitou para fazer uma homenagem ao astronauta em suas redes sociais, divulgando várias fotos das missões que John Young fez ao longo da sua vida.



O astronauta John Young entrou na Nasa em 1962, derivado de um programa que selecionou pilotos da Força Naval dos EUA. Ele foi o único que participou de três gerações de desenvolvimento espacial dos EUA, na missão Gemini (início da exploração), Apollo (ida à Lua) e também nas missões do Space Shuttle.

Sua primeira missão no espaço foi a Gemini 3, em 1965, ele também embarcou nas missões Gemini 10, Apollo 10 (orbitou a Lua) e voltou novamente para a Lua na Apollo 16. Ainda foi convidado para ser comandante na primeira missão dos EUA com um ônibus espacial, em 1981.

Ele declarou que já treinou 15000 horas pela NASA, para realizar as 6 missões que participou ao longo da sua vida, bem como ficar como tripulante de backup em outras 5 missões.

Oficialmente se aposentou em 2004, com 74 anos, depois de anos prestando serviço para a NASA. Durante toda a sua vida ficou quase 35 dias no espaço, em uma época que não era comum astronautas em uma estação espacial.

John Young teve complicações de uma pneumonia que afetava sua saúde, internado no hospital ele morreu em Houston, onde morava.