Espacial News

NASA lança a sonda espacial OSIRIS-Rex com sucesso

A sonda espacial da NASA, OSIRIS-Rex, foi lançada com sucesso ontem (08/09) às 19h05 de Cabo Canaveral, na Florida, a bordo de um foguete Atlas V 411. A sonda partiu da Terra e agora completará uma viagem de sete anos para estudar asteroides que estão próximos da Terra e trazer uma amostra de volta à Terra.

Após 59 minutos do lançamento a sonda OSIRIS-Rex separou do foguete mãe, e logo implantou os seus dois painéis solares e, em seguida, ligou o seu rádio de telecomunicações. Comunicação inicial com a nave espacial foi obtida pela equipe de operações de voo da missão nas instalações da Lockheed Martin Space Systems, próximo de perto de Denver às 20h08.

“Os dados iniciais da sonda mostram que ela está saudável e em sua trajetória adequada”, disse Rich Kuhns, gerente do programa de satélites na Lockheed Martin Space Systems. “Implantação da matriz solar e aquisição de sinal são os primeiros eventos críticos, e os mesmos que nós testamos extensivamente em Denver, é maravilhoso ver a nave espacial realizando estes suavemente nos minutos iniciais da sua missão.”

A sonda OSIRIS-Rex compõe a primeira missão da NASA para retirar provas de um asteroide, todo o processo de fabricação foi feito na Lockheed Martin Space. A NASA afirma que a missão não causará desvios na trajetória do asteroide, e que não há risco dele vir a colidir com a Terra, assim como disse Dante Lauretta, chefe da missão espacial.

Projeção - NASA
Projeção – NASA

A meta da sonda OSIRIS-Rex é pousar em Bennu, um asteroide com 4,5 bilhões anos de idade, rico em carbono e um possível hospedeiro de moléculas orgânicas. Após pousar em 2018, o OSIRIS-Rex irá examinar a superfície e recolher, pelo menos, 60 gramas de material da superfície e devolvê-lo para a Terra em 2023. A análise do material vai fornecer uma visão sobre os primeiros estágios de formação e evolução do sistema solar.

“Com o lançamento de hoje, a sonda Osiris-Rex embarca em uma viagem de exploração para Bennu”, disse Dante Lauretta sobre o OSIRES-Rex. “Eu não poderia estar mais orgulhoso do que toda a equipe, que fez esta missão uma realidade, e eu não posso esperar para ver o que vamos descobrir no Bennu”.

Projeção - NASA
Projeção – NASA

A NASA Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, está fornecendo o gerenciamento de missão, sistemas de engenharia em geral e de segurança e garantia da missão OSIRIS-Rex. A Universidade do Arizona lidera a equipe de ciência e planejamento e processamento de observação. A Lockheed Martin Space, em Denver, construiu a nave espacial. Todo o lançamento e a contagem regressiva foi de responsabilidade do Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, na Flórida.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This