Espacial News

NASA planeja privatizar a Estação Espacial Internacional após 2020

Foto - NASA

Durante uma conferência de imprensa, o administrador adjunto da NASA, Bill Colina, revelou que a esperança atual é entregar o controle da Estação Espacial Internacional (ISS) a um proprietário comercial, por volta de meados dos anos 2020.

“A NASA está tentando desenvolver o desenvolvimento econômico em órbita terrestre baixa,” disse Bill falando em uma conferência com funcionários da NASA para discutir a próxima missão a Marte. “Em última análise, o nosso desejo é entregar a Estação Espacial para uma entidade comercial, de modo que a pesquisa possa continuar em órbita terrestre baixa”

O momento se encaixa com o fim do atual financiamento do governo dos EUA no programa da ISS, que foi prorrogado pelo governo do presidente Obama de 2016 para 2020. As operações foram prolongadas para 2024 no intuito de oferecer para a NASA uma plataforma a partir da qual ela consiga executar as missões de treinamento, para em seguida realizar a missão tripulada para Marte.

STS-135_final_flyaround_of_ISS_1

A NASA já é amplamente conhecida por tentar cortar custos ao máximo, até o programa Apollo recebeu um corte de verba do governo americano, e em seguida foi cancelado. Recentemente a NASA também optou por aposentar o lendário Space Shuttle, alegando que a nova geração de cápsulas e foguetes apresentará melhor desempenho e economia para a agência.

A NASA preferiu não anunciar qualquer provável nome sobre a compra da Estação Espacial, porém duas empresas adicionaram recentemente uma quantidade significativa de infraestrutura para a ISS: um novo adaptador de acoplamento está sendo posto em prática para apoiar missões com as cápsulas da Boeing e da SpaceX, as quais devem apoiar em 2017 a volta da independência americana no acesso à ISS.

A SpaceX tem participado de missões de reabastecimento para a ISS e a NASA desde 2012, e já completou nove até à data. O CEO da SpaceX, Elon Musk, demonstra maior entusiasmo com a possibilidade de chegar em outro planeta, porém não está descartado um possível investimento da Space X no ramo de Estações Espaciais.

 

Fonte – Techcrunch

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This