Foto - NASA
Foto – NASA

A NASA realizou o primeiro teste com o sistema de pouso tipo Airbag da Boeing CST-100 Starliner, a cápsula espacial que será a substituta do Space Shuttle para levar astronautas na Estação Espacial. O sistema de pouso foi testado em um lago artificial preparado pela agência, com cerca de 6,1 metros de profundidade e guindaste próprio para levantar a cápsula e simular a velocidade de queda real, baseada no sistema de paraquedas em que carrega abordo.

O sistema composto por 6 Airbags reagiu bem ao teste, e completou com sucesso mais um ciclo necessário antes da cápsula entrar em atividade. O Starliner é mais um projeto da Boeing com a NASA, é projetada para transportar astronautas até a ISS, seu tamanho é um pouco maior do que a cápsula utilizada no programa Apollo, com capacidade para até 7 pessoas. O sistema de pouso permite cerca de 10 missões seguidas, antes de a Starliner ser descartada.

Além de ser reutilizável, a NASA pode utilizar a CST-100 nos foguetes Atlas V, Delta IV, e Falcon 9. Dessa forma a agência poderá ter a qualquer momento a disponibilidade de lançar a Starliner rumo a ISS.

 

Fonte – Blog NASA

COMPARTILHAR