Novo avião da China e Rússia tem projeto alterado para aumentar tamanho

A CRAIC, empresa formada pela UAC, da Rússia, e a COMAC, da China, revelou recentemente algumas características de projeto do CR929 que determinam vários detalhes finais do jato.

Entre esses detalhes está um ligeiro aumento da largura da fuselagem, permitindo uma fileira padrão de 9 assentos na Classe Econômica. Os engenheiros também optaram por manter o comprimento do avião, como forma de reduzir o peso geral.

Dessa forma o novo conceito do CR929 se aproxima do tamanho do A330-900neo, e também vai precisar de um motor ainda mais potente, com 78000 lbs de empuxo, antes a UAC estimava um motor de 71000 lbs para a aeronave.

Apesar do tamanho maior, a estimativa de autonomia permanece a mesma, de 12000 km. De acordo com a CRAIC isso é suficiente para cumprir a maioria das rotas de longa distância, incluindo os voos da Ásia para os Estados Unidos.

A UAC também descreveu que a configuração básica de três classes, mesmo com o interior expandido, será para 281 passageiros, a Airbus oferece um interior padrão com 287 assentos em três classes, para o A330-900neo.

Comparação de tamanho. Tabela – Aviation Week

A aeronave tem agora 63,25 m (208 pés) de comprimento, disse a UAC. Isso é apenas 45 cm mais curto que o A330-900neo, apesar disso a largura da fuselagem é de quase 6 metros, maior que a concorrência e equiparável ao A350, uma aeronave de categoria superior. 

Vale ressaltar que no início do projeto o comprimento da aeronave era estimado entre 58 a 61 metros. A empresa não declarou se com esse aumento do tamanho vai manter as três variantes.

A finalidade da COMAC é usar o CR929 para substituir os A330-300 nas rotas domésticas de alta demanda da China, e também em voos internacionais. Essa medida também evita que as companhias aéreas escolham o Airbus A330-900neo e o Boeing 787.

O primeiro voo continua programado para 2023, é possível que a construção final da aeronave inicie já em 2021, caso o projeto não sofra atrasos. Até 2027 a CRAIC entregará o primeiro avião de série para um cliente, que provavelmente será uma companhia aérea da China.

Por enquanto a expectativa é que a nova aeronave seja alimentada com motores Rolls-Royce (RR) ou GE, e depois receberá motores russos, a finalidade é ocidentalizar o avião, nos mesmos moldes que a Rússia está fazendo com o MC-21. O motor russo será entregue pela primeira vez em 2027, após obter a certificação.

 

Via – Aviation Week

 

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