Um novo satélite meteorológico do NOAA, chamado de GOES-16 está registrando belíssimas imagens da Terra a partir da sua órbita.

Esse é obviamente um satélite de ponta que realiza órbitas geoestacionária, destinado a coletar dados para estudar padrões climáticos, exatamente isto que o NOAA faz para prevenir tufões, tornados e furacões. Esse é o 16º satélite lançado na missão GOES, e o primeiro de quatro da nova geração. Esse satélite está a cerca de 35900 km da Terra. 

A sofisticada tecnologia permitiu que o GOES-16 capturasse várias imagens da Terra em uma definição nunca vista antes, como ele está sempre apontando para a mesma posição na Terra foi possível também registrar um dia inteiro do sol iluminando o planeta, e também a escuridão da noite, como exemplificado no Gif acima.

As imagens foram registradas neste mês de janeiro e nelas é possível observar boa parte do Continente Americano, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, a imagem em destaque dessa publicação foi tirada no dia 15 de janeiro. 

Detalhe de países no Caribe pelo GOES-16.

Essa imagem tem a resolução quatro vezes maior quando comparada diretamente com a gerada por outros satélites GOES, lançados antes do GOES-16. O satélite GOES-16 tem a capacidade de gerar uma imagem completa da Terra a cada 15 minutos, e uma dos Estados Unidos a cada cinco minutos. É possível também gerar a cada 30 segundos uma imagem em locais de clima severo.

Atualmente nenhum satélite foi capaz de fazer isso com tamanha resolução, de observar um campo de 10 km x 10 km. Isso permite que meteorologistas realizem previsões mais precisas, não só para as previsões meteorológicas rotineiras, mas também para eventos climáticos extremos, como dito acima. 

A distância que o GOES-16 fica da Terra também permite obter uma belíssima imagem da Terra com a Lua (imagem acima), em alta resolução. O GOES-16 depende da Lua para calibrar seus instrumentos de captação de imagem, assim como divulgado pelo NOAA.

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap