roll-out_mc-12_aeroflap(2)

A fabricante de aviões russo Irkut apresentou o seu MC-21 pela primeira vez . A cerimônia de roll-out foi celebrada no início da manhã, na presença do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

“Esta é uma grande vitória para a nossa indústria da aviação, para a Irkut Corporation, nossos cientistas, designers, engenheiros e trabalhadores”, disse Medvedev. “Tenho certeza que será uma boa máquina, confiável e eficiente.”

PD-14 motor turbofan do MC-12 | © Mikhail Voskresenskiy / Sputnik
PD-14 motor turbofan do MC-12

A aeronave está sendo produzida com o uso de materiais compósitos e ligas de alumínio e titânio, tornando-se consideravelmente mais leve do que seus antecessores.
O primeiro MC-21-300 será utilizado para o programa de teste de voo e junto à cinco outros protótipos que estão em fase de montagem (dois dos quais serão utilizadas para testes estáticos e fadiga).

O avião voará com os motores de um dos dois produtores: Aviadvigatel da Rússia (Airengine, Cidade de Perm) PD-14 ou da empresa americana Pratt & Whitney’s PurePower® PW1400G – de acordo com a ordem.
Ambos os motores foram especificamente desenvolvidos e adaptados para o MC-21. O PD-14 (Prospective Engine 2014) se desenvolverá em uma família de motores a ser certificada testado nas aeronaves em 2017

Os voos de testes para o MC-21 estão previstas para começar no final de 2016 e a certificação completa está prevista para ser concluída até o final de 2017. A partir de 2020, a Irkut Corporation planeja produzir 20 MC-21 aeronaves por ano; aumentando o ritmo de produção para 70 aviões em 2023.

Os pedidos firmes atualmente são de 175 aeronaves, incluindo 50 da Aeroflot, companhia de lançamento. Além disso, o roll-out foi uma oportunidade para Irkut de expandir sua base de clientes.

COMPARTILHAR