O caça PAK FA ganhou a designação oficial de Sukhoi SU-57, assim como afirmaram as autoridades da fabricante russa. A designação anterior era devido aos testes iniciais no caça de 5º geração, hoje já são 9º protótipos do caça russo.

O Sukhoi Su-57 ganhou uma nova motorização, o motor instalado no caça é o Izideliye-30, que já uma versão atualizada do antigo motor Izideliye-117. O novo motor é mais potente e eficaz, permitindo assim que o Su-57 mantenha um voo supersônico por mais tempo, sem gastar muito combustível, tal tecnologia é chamada Super Cruise, que mantém o voo supersônico por um tempo sem a necessidade dos pós-combustores. A tecnologia não é apenas encontrada nos caças de 5º geração, mas também na 4º geração ++ como, por exemplo, o Suhkoi Su-35 e o Saab Gripen NG.

A expectativa é que a Força Aérea Russa receba em 2019 cerca de 12 unidades, isso se houve sucesso nos testes com o novo motor. Além do motor, testes com novos aviônicos no moderno cockpit do caça também serão realizados.

COMPARTILHAR