Nessa semana o meu WhatsApp foi bombardeado por um vídeo onde o comandante de um Boeing 747-8 cargueiro transferia arquivos para um Boeing 777 da Singapore Airlines que estava a 1000 pés acima, a transferência era realizada através do AirDrop, um aplicativo da Apple para uso em aparelhos da sua marca.

A história é até engraçada, o piloto do Boeing 747-8F seleciona uma frequência no rádio do avião para comunicação geral, em seguida ele chama o “Singapore 12”, pedindo para ele confirmar a posição. Logo após o comandante do 747 pede para o piloto do Singapore ligar o AirDrop, “eu tenho boas fotos”, disse o comandante do avião cargueiro.

Logo após ele seleciona as fotos e envia para um dispositivo chamado “SingTriple7”, em seguida o piloto do avião da Singapore Airlines parece confirmar o recebimento, elogiando as fotos. No vídeo é possível ver que o iPhone do piloto de carga está claramente em modo Avião, e somente o Wi-Fi e Bluetooth estão habilitados.

Porém o limite do Bluetooth é de apenas 30 pés, é possível transferir arquivos usando o AirDrop, ao menos que você esteja nesta distância. O Wi-Fi ajuda no reforço do sinal, alcançando até 300 pés em zona live de obstruções e interferências, muito menos do que os 1000 pés de distância somente em altura, sem contar a distância horizontal entre as aeronaves.

A Singapore Airlines confirmou essa informação para o Portal IBTimes UK, a transferência entre as duas aeronaves via AirDrop definitivamente não aconteceu. “Nosso piloto estava apenas respondendo uma breve mensagem de rádio do capitão do outro voo. As fotos foram trocadas por e-mail mais tarde.”

Trazendo para padrões do Brasil, essa distância vertical entre as duas aeronaves é igual a 300 metros, difícil até mesmo para o wi-fi transmitir algo. Como eu sou usuário do Android, lá também tem a mesma função, chamada Wi-Fi Direct, e isso também não funciona muito bem em longa distância.

O vídeo foi originalmente publicado pelo grupo Jamaican Aviation Spotters, no Facebook, o canal do piloto no Youtube é o LOU747 (lol??).

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap