Anteriormente já publicamos por aqui que a famosa Ponte Aérea RJ-SP estava entre as rotas mais movimentadas do mundo, na América Latina era a primeira colocada. E novamente a ponte aérea foi destaque em um balanço anual da OAG.

Entre todas as rotas domésticas do mundo, o trecho ligando os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi o 5º colocado no ranking da OAG, que analisa a movimentação de voos entre aeroportos. Ao todo em 2017 a Ponte Aérea registrou 39,3 mil voos operados, ou cerca de 110 voos por dia.



A rota é servida pela GOL Linhas Aéreas, LATAM Brasil e Avianca Brasil, nessa rota as companhias citadas tem participação de mercado de 42%, 40% e 18%, respectivamente. A tarifa base média para cada voo é de US$ 93, mas isso de acordo com a pesquisa da Routes, publicada em outubro de 2017.

Já a OAG contabilizou além dos voos a pontualidade, e as rígidas regras de pontualidade da ANAC para a Ponte Aérea realmente fazem efeito, entre as 10 rotas da lista essa foi a 4ª colocada no quesito pontualidade, com 80,09% dos voos saindo com atraso de até 15 minutos, a GOL (1ª) e Avianca (2ª) lideraram esse quesito na Ponte Aérea.

A lista abaixo resume as rotas mais movimentadas, considerando apenas voos no mercado doméstico no contexto mundial:

Posição Número de voos por ano Rota    
64,9 mil Jeju – Seul (Coréia do Sul)    
54,5 mil Melbourne – Sidney (Austrália)    
47,4 mil Mumbai – Delhi (Índia)    
42,8 mil Fukuoka – Tóquio (Japão)    
39,3 mil Rio de Janeiro – São Paulo (Brasil)    
38,3 mil Sapporo – Tóquio (Japão)    
34,8 mil Los Angeles – São Francisco (Estados Unidos)    
33,7 mil Brisbane – Sidney (Austrália)    
31,9 mil Cape Town – Johanesburgo (África do Sul)    
10º 30 mil Pequim – Xangai (China)