O Porsche Cayenne quebrou um recorde mundial “de peso”. O carro puxou um Airbus A380 da Air France, o maior avião de passageiros do mundo, por 42 metros no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris (França).

O Guiness Book, organização que registra os recordes mundiais foi responsável por apurar todo o processo e já garantiu, esse recorde estará na próxima edição do livro. O recorde anterior era do Nissan Patrol V8, responsável por rebocar o cargueiro Ilyushin Il-76.

O Porsche Cayenne tem um motor V8 4.2 biturbo com 385 cv e 86,6 mkgf de torque, não é tão potente como um motor do A380 mas para o mundo dos carros são números bem expressivos. A Porsche também repetiu o mesmo feito com um Cayenne Turbo S, que tem um motor ainda mais potente, com 570 cv, 81,6 mkgf de torque e 4,8 litros de deslocamento.

O Cayenne acelerou e manteve cerca de 3000 rpm, então o avião começou a se mover lentamente, saindo do hangar de manutenção da Air France no Charles de Gaulle. Em poucos metros o carro pegou o embalo e empurrou rápido o A380 para fora do hangar, até parar quando metade da aeronave já estava fora da estrutura.

Foto – Porsche/Divulgação

Um detalhe que a Porsche usou o mesmo engate vem de série para o Cayenne, e o sistema (não projetado para isso) aguentou puxar o peso do maior avião de passageiros do mundo. A Porsche fez apenas algumas alterações para adaptar a barra de pushback no sistema de engate do Porsche, que com certeza, não vem adaptado de série para puxar uma aeronave.

Foram 2360 kg (peso do Porsche Cayenne) que puxaram as 285 toneladas do A380 (aproximadamente). Um Airbus A380 tem 80 metros de envergadura, 72,7 de comprimento e 24 metros de altura. Um Porsche Cayenne tem apenas 4,85 metros de comprimento e leva 5 pessoas, enquanto um A380 pode levar até 615 em duas classes.

 

Veja o vídeo abaixo do gigante A380 sendo puxado pelo Porsche Cayenne:

 

This post is available in: pt-brPortuguês