Nesse domingo, dia 10/09, ocorreu o tradicional Portões Abertos da ALA 2 (antiga Base Aérea de Anápolis-GO). Evento reuniu cerca de 50 mil pessoas segundo informações da FAB. Durante todo o dia diversas atividades focaram a atenção do público presente, que mesmo com o forte calor, permaneceu na base até o fim com a demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

Dentre as programações o público presente pode acompanhar de perto e várias vezes por dia as decolagens de caças F-5EM, que estão na ALA 2 garantindo a segurança do Planalto Central até a chegada do novo vetor da FAB, o Saab Gripen NG. Os F-5EM decolavam, iam para missões de treinamento próximos à base e retornavam, fazendo passagens baixas e arremetidas.

Não foi apenas os F-5EM do 1º GDA que roubaram a cena, o R-99 (Embraer 145- adaptado com um radar), do Esquadrão Guardião, também fez passagens baixas, outra aeronave que não ficou de fora foi o R-35A, do Esquadrão Carcará.

Para finalizar o evento a Esquadrilha fez uma demonstração às 16h, durante aproximadamente 50 minutos o time de demonstração da FAB fez diversas acrobacias e fez a escrita. “Anápolis 2017 Fumaça-Já”, o que fez o público presente vibrar, uma vez que a grande maioria é da região da região da cidade de Goiânia/Anápolis e do interior do estado de Goiás.

Por fim o público presente conseguiu conversar, tirar fotos e receber autógrafos dos pilotos da fumaça, que estão sempre disponíveis após a demonstração para irem até o público presente, para a felicidade das pessoas e principalmente das crianças.

Os portões abertos da antiga BAAN acontece desde 1975, quando o Mirage III ainda operava a partir da base, desde então diversos portões abertos ocorreram na base, bem como diferentes aeronaves passaram por onde é hoje a ALA 2, sendo elas o F-5, AT-26 Xavante e o Mirage 2000C/B. A ALA 2 é uma base de suma importância para o país, pois cabe ao esquadrão GDA proteger o Centro Oeste do país, sobre tudo a Capital Federal.

This post is available in: pt-brPortuguês