Aeronaves News

Pousou no Brasil o maior avião do mundo // Antonov An-225

Pousou na manhã desta segunda em Viracopos, Campinas, o maior avião comercial do mundo. O Antonov An-225 fez um voo direto de Houston, nos EUA, para Campinas, onde aterrou aproximadamente 11h15.

O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou uma transmissão ao vivo na chegada da aeronave, já anunciada anteriormente pela concessionária. A GRU Airport também transmitirá ao vivo a chegada do Antonov An-225, que tem previsão para pousar hoje (14/11) às 23h.

O Antonov An-225 receberá um transformador de 155 toneladas no Aeroporto de Guarulhos para ser transportado até Santiago, no Chile. Esse é o único avião capaz de transportar uma carga com essas dimensões e peso. O An-225 tem previsão para decolar de Guarulhos às 08h05 do dia 15 de novembro.

O An-225 sofreu um problema nas válvulas de combustível enquanto pousava na Alemanha, na quinta-feira da semana passada (10/11). Esse problema não causou um atraso na rota da aeronave de Kiev para o Brasil, mas uma restrição de pouso em Iquique, no Chile, gerou um atraso de 20 horas na rota inicialmente prevista.

O GIGANTE, como apelidamos aqui na Aeroflap, é realmente incrível, ele tem 84 metros de comprimento com aproximadamente 88 metros de envergadura e pesa 285 toneladas, sem carga ou combustível. Totalmente carregado ele pode chegar a 640 toneladas, além de conseguir transportar 240 toneladas só de carga interna ou 200 toneladas na parte externa, essa aeronave aceita até 300 toneladas de combustível.

Antonov 225 no Aeroporto de LeipzigHalle durante voo para a América do Sul | Photo by @loplo (Twitter)
Antonov 225 no Aeroporto de LeipzigHalle durante voo para a América do Sul | Photo by @loplo (Twitter)

Inicialmente o An-225 foi criado para transportar o ônibus espacial soviético “Buran”, mas ao fim da URSS foi abandonado durante anos e então retomado pela Antonov para realizar transporte de carga em todo mundo. O Antonov é tão exclusivo quanto as suas cargas, muitas delas têm dimensões que só são compatíveis com o 225.

Em 2010 o Mriya pousou em Guarulhos com uma carga de grande porte para a Petrobrás, o trabalho de descarregamento da aeronave demorou cerca de 12 horas, devido ao tamanho da carga e ao peso. Para facilitar nesses casos o An-225 tem um guindaste interno, capaz de içar carga para o fundo da fuselagem, além de uma porta no nariz e outra na parte traseira.

O Aeroporto de Guarulhos realizou em 2015 uma adequação para receber aeronaves de grande porte, algumas taxiways foram alargadas para possibilitar a manobra de grandes aeronaves no pátio, uma pista também teve sua largura aumentada de 45 metros para 60 metros para se enquadrar na certificação do tipo F, exigida para aeronaves em que a asa mede mais de 65 metros.

O primeiro avião dessa categoria que pousou em Guarulhos após a certificação foi o Airbus A380 da Emirates, atualmente o maior avião de passageiros do mundo, esse evento ocorreu exatamente há um ano (veja o vídeo abaixo).  Mesmo assim o A380 tem as dimensões menores que o Antonov An-225, o An-225 em configuração para transportar pessoas leva até 1500, enquanto o A380 totalmente em classe econômica transporta até 850.

Sua tripulação é bastante numerosa, são cerca de seis tripulantes trabalhando ao mesmo tempo no cockpit, e 17 no total para cada voo. Esse é o único exemplar no mundo, que pode ganhar um irmão gêmeo em breve.

 

Confira nossa galeria de fotos em Viracopos:

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This