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Pratt & Whitney atualiza motores do Irkut MC-21 com base no A320neo

Pratt & Whitney Airbus A320

A Pratt & Whitney incorporou diversos ajustes nos motores para o MC-21, em sua maioria composto pelas queixas dos operadores do Airbus A320neo, em que foi necessária aplicar uma rápida correção para normalizar o uso pelos clientes da aeronave.

Isso tudo ocorreu pois o motor PW1400G que equipa o Irkut MC-21, é quase idêntico ao PW1100G que é oferecido para a linha A320neo da Airbus, com pequenas alterações externas, que engloba a nacele e a carenagem que permite a entrada de ar. O motor PW1400G também incorpora um gerador de energia com frequência variável, não presente no Airbus A320neo.

A Qatar Airways tem se recusado a aceitar as primeiras entregas dos A320neo por causa de reclamações sobre um período de arrefecimento, com duração de 3 minutos, e que é necessário para iniciar o motor sob certas condições. Imediatamente após o motor ter sido desligado, o ar super-aquecido ainda está preso dentro do núcleo. Se o motor é re-iniciado muito rapidamente, o calor aprisionado pode causar um dilatamento acima do normal no núcleo, o que leva a um maior desgaste.

No momento, a P&W requer que os operadores do A320neo realizem um sopro de ar antes de reiniciar cada motor, o que resulta em um procedimento total de 6 min, e isso logicamente reduz a eficiência das operações nos aeroportos. Para reduzir o período de arrefecimento, a P&W está atualizando o software do motor e refazendo o terceiro e quarto rolamentos do eixo do motor PW1100G. Essas mesmas alterações também são incorporados no motor PW1400G, que irá equipar o MC-21.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos aprovou a certificação de tipo para o PW1400G no dia 9 de maio, apesar do motor ainda conter esse contra tempo para as companhias. Mas o Comité de Aviação Interestatal russo deverá aprovar a certificação de tipo no motor MC-21 somente no final deste ano, de acordo com a Pratt & Whitney. O Irkut também tem outra opção de motor, o PD-14, de fabricação russa e que já está passando pelos processos de testes, com previsão de ser certificado em breve.

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias