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Pratt & Whitney lança motor para aviação agrícola e testes ocorrerão no Brasil.

 

 Air Tractor AT502XP
Air Tractor AT502XP

O novo motor turboélice PT6A-140AG da Pratt & Whitney Canada foi escolhido para a nova aeronave AT502XP da Air Tractor – é somente mais um dos muitos sucessos e iniciativas da empresa em apoio ao setor agrícola. P&WC é uma empresa da United Technologies Corp.

Dentre suas muitas conquistas, a P&WC foi autorizada pela Transport Canada a realizar testes de campo dos motores PT6A-34AG no Brasil durante a temporada de pulverização com o biodiesel S10 e S500 Tipo B com até 10 por cento de conteúdo biológico. Além disso, a P&WC recebeu aprovação para combustível diesel regular para S500 e S10 Tipo A.

“O lançamento do novo PT6A-140AG e os nossos avanços em termos de biocombustíveis são exemplos do nosso foco no segmento agrícola e da nossa capacidade de inovar constantemente e de elevar o nível da família PT6A para tornar os melhores motores do mundo ainda melhores”, disse Denis Parisien, Vice-Presidente, General Aviation, P&WC. “O setor agrícola é essencial para a nossa empresa. Com a nossa constante inovação em biocombustíveis e as mais novas tecnologias de manufatura de motores, podemos atender melhor os clientes, o meio-ambiente e a indústria”.

PT6A-140AG
PT6A-140AG

 

 

Um Motor Excepcional para o Segmento Agrícola

O novo motor PT6A-140AG estabelece padrões de performance e eficiência de combustível para o setor agrícola que oferece 15% a mais de potência, e consumo de combustível específico (SFC) 5% melhor do que outros motores da sua categoria. Otimizado para ambientes extremamente “quentes e altos”, os motores PT6A-140AG permitem uma decolagem com maior potência a 111 graus F (44 graus C), ajudando os operadoras a aumentar a produtividade e as margens de lucro.

O motor PT6A-140AG tem uma potência no eixo mecânico de 867 (SHP) e 1.075 SHP térmico. O desenho modular e os bocais de combustível montados externamente tornam os motores PT6A de mais fácil acesso e manutenção do setor agrícola. O TBO também pode ser ampliado para 8.000 horas ou 12 anos de acordo com a operação operação mas sem estar ligado aos ciclos do motor. Projetado e construído para durar mais que outros da sua mesma categoria, o motor PT6A-140AG tem uma vida útil 50 por cento maior que os motores concorrentes, e continuará a ser um ativo produtivo para qualquer operadora muito depois que os motores concorrentes sejam retificados. O motor permite as inspeções de rotina no avião, no campo ou no hangar, para eliminar as surpresas, reduzir o custo e trazer paz de espírito.

Liderança Comprovada em Combustíveis Alternativos

A P&WC estabeleceu sua liderança no uso de fontes de combustíveis alternativos há cerca de 40 anos atrás e a Gasolina de Aviação (uso limitado) foi aprovada para os motores PT6A da empresa. Em 2013, a P&WC criou um programa extenso para o desenvolvimento de uma visão abrangente do nível de operação dos motores PT6A a diesel com conteúdo de até 10 por cento biológico.

A aprovação da Transport Canada para testes em campo do biodiesel S10 e S500 Tipo B nos motores PT6A-34AG é um grande marco para nós. Os testes em campo terão início imediatamente e a P&WC prevê a aprovação completa do biodiesel no início da temporada 2016/17.

“Esta notícia é muito positiva para nós por confirmar a nossa liderança no segmento agrícola com o nosso PT6A-140AG e a nossa liderança em combustíveis alternativos”, disse Parisien. “Além das nossas inovações que aumentam a performance do motor e reduzem a pegada ambiental, o nosso trabalho na área de biocombustíveis representa um grande potencial para que os operadores agrícolas economizem bastante com o custo do combustível”.

 

 

 

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Rodrigo Rott

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