Aeronaves Não categorizado News

Primeira aeronave elétrica brasileira – sora e – voa hoje

A primeira aeronave elétrica tripulada feita no Brasil voa pela primeira vez hoje, o seu projeto é feito pela Itaipu Binacional em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos/SP , bem conhecida por ser a maior hidrelétrica do Brasil e uma das maiores do mundo, a aeronave em questão é a primeira elétrica da América Latina.

20140826AM6684

O voo inaugural do modelo Sora-e, sairá às 14:15 do aeroporto de Itaipu, e dará início ao desenvolvimento final de suas capacidades de voo e testes em que incluem range de operação e e características do motor, a sua capacidade é para 2 pessoas. A aeronave foi projetada dentro do já antigo projeto de veículo elétrico, que já incorporou um Pálio Weekend e um Gurgel.

2015-827261852-aviaoeletrico.jpg_20150622

Aeronave contém um motor duplo de 35KW fabricado pela Eslovena Enstroj , é feito todo em fibra de carbono para aliviar seu peso, consegue uma velocidade de cruzeiro de 190km/h e máxima de 340km/h, bem parecido com o encontrado por exemplo no E-Fan fabricado pela EADS/Airbus, sua razão de subida é de até 1500 pés/minuto.  As baterias foram montadas pela própria ACS, utilizando células da sul-coreana Kokam. A hélice é de passo fixo fabricada em madeira e carbono. A bateria conta com 6 packs de puro lítio-polímero com 16 células cada pack, totalizando 96 células de lítio e 400v de tensão acrescentando a aeronave 100kg de peso. A aeronave tem 8 metros de envergadura, autonomia de até 1 hora e meia de voo e peso de 650kg sem passageiros.

 

De acordo com os executivos da empresa, a parceria com Itaipu para desenvolver o SORA-e pretende posicionar a empresa no atual cenário internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos. A ACS-Aviation foi criada em 2005, em São José dos Campos, por Zaramella e dois sócios, que não estão mais na empresa. Todos são engenheiros mecânicos formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com passagem pela Embraer. O primeiro produto da companhia foi o Sora, uma aeronave com propulsão a combustão, leve e esportiva para acrobacia. O Sora-e é a versão elétrica desse avião.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This