As quarto primeiras unidades de lotes do F-35B chegaram ao Reino Unido, o novo caça de quinta geração será utilizado pela Real Força Aérea e pela Royal Navy. As primieras unidades voaram da US Air Corps Air Station em Beaufort, Carolina do Sul, sem escalas até base inglesa de Marham, subordinada pela RAF.

Os quatro F-35B foram pilotados por pilotos britânicos, que passaram por um intenso curso de adaptação na base de Beaufort, outros pilotos ainda se encontram nos EUA para finalizarem o curso do novo caça.

Toda uma nova estrutura vem sendo preparada para receber os F-35B, uma grande reforma está ocorrendo na base de Marham, uma delas é a construção de pontos que permitam a operação de decolagem e pouso vertical, que é uma das características do F-35 da versão B, outra melhoria é o recauchutamento das pistas.

O F-35 da Lockheed Martin é considerado um dos mais, ou se não o mais letal, caça atualmente. Além da tecnologia Stealth, a aeronave de fabricação norte-americana é capaz de se comunicar e compartilhar dados com outras diferentes aeronaves, isso graças ao sistema Datalink imbutido no caça.

Ao total o Reino Unido tem 15 aviões F-35 atualmente, sendo que a maioria ainda se encontram na Carolina do Sul para os testes finais. Em vista para o cenário mundial, o mundo já conta com 300 unidades do caça stealth, espalhadas em 15 bases ao redor do mundo.

Até o final do ano é esperado também os primeiros testes dos F-35B pela Royal Navy, no porta-aviões Queen Elizabeth.

This post is available in: pt-brPortuguês