O primeiro Legacy 500 montado na planta da Embraer em Melbourne, na Flórida, realizou o seu primeiro voo hoje (13/07). Há oito meses a Embraer também registrava outro marco, o Legacy 450 montado em Melbourne também realizou seu primeiro voo e já está sendo produzido no local.

Os jatos Legacy 450 e 500 entraram em serviço em 2015 e 2014, respectivamente, desde então a aeronave era fabricada exclusivamente no Brasil. Esse é o jato executivo mais recente da Embraer, ele foi concebido totalmente do zero e por isso traz itens de extremo conforto para os passageiros e pilotos.



A aeronave foi equipada com um cockpit com aviônica Pro Line Fusion, da Rockwell, que se destaca pelos visores de alta resolução. A Embraer ainda incorporou o sistema de visão artificial do terreno, o Embraer Enhanced Vision System, que através do Head-Up display ajuda o piloto nos procedimentos de decolagem e pouso quando não há visibilidade do terreno. Esse item geralmente só equipa aeronaves maiores, como o Gulfstream G650 e o Legacy 650E.

Além disso a linha Legacy 450 e 500 disponibiliza controles Full Fly-By-Wire, com comandos via sidestick, conceito usado atualmente pela Embraer para a família KC-390 e pela Airbus desde o lançamento do A320.

Produção do Embraer Phenom nos EUA. Foto – Embraer

Atualmente a linha Legacy e Phenom, da Embraer Executive Jets, é montada no Brasil e também nos Estados Unidos, para atender aos clientes da América do Norte. A linha de montagem em Melbourne começou em 2011, com o Phenom 100 e logo após o Phenom 300 em 2012. A linha Legacy começou a ser montada no local em junho de 2016, o Legacy 500 foi o mais recente do centro de montagem da Embraer. A fuselagem é montada em Botucatu, no Brasil, e as asas em Évora, Portugal.

Nos últimos sete anos a Embraer entregou cerca de 250 jatos Phenom e Legacy, avaliados em cerca de US$ 2 bilhões, diretamente das suas instalações de Melbourne, para clientes dos EUA e países próximos, como o México e Canadá, e países mais distantes, como a China e a Austrália.

Atualmente a linha Phenom é a mais vendida pelo quarto ano consecutivo, enquanto a linha Legacy se destaca até mesmo no mercado americano.

 

 

Veja mais sobre a linha Legacy no vídeo abaixo produzido pela Aeroflap: