A Primera Air recebeu hoje o primeiro Airbus A321neo da sua frota, de uma encomenda para oito aviões desse modelo, sendo que dois deles são da versão LR, de longo alcance.

A aeronave é equipada com 16 assentos em Classe Premium Economy e 182 assentos na Classe Economy, configuração um pouco apertada, visto que essa aeronave ainda não tem as modificações ACF (Clique Aqui para ver mais).



Com essa aeronave a finalidade da companhia será realizar voos entre a Europa e os Estados Unidos, essa será alocada a partir do Reino Unido, devido ao alcance menor, porém a companhia planeja realizar voos entre Paris e Nova York com o A321neo LR.

O intuito da rota é conseguir criar um mercado Low Cost entre algumas cidades e os Estados Unidos, a Norwegian já faz isso com o 737 MAX 8, mas a partir do Reino Unido.

Apesar da passagem barata, a Primera Air cobra a bagagem despachada, o assento e até outras coisas, como a preferência de embarque, assim como listamos ontem na postagem da Ryanair. O voo que custa a partir de US $ 99 (o trecho) pode sofrer um grande acréscimo de preço, visto que a companhia cobra 29 dólares pelo despacho de bagagem, US$ 25 pelo assento marcado e US$ 46 por um assento mais espaçoso, além de cobrar também o check-in presencial.

Esse valor pode efetivamente diminuir através de um combo que a companhia vende, no valor de 58 dólares por voo, que oferece os principais serviços como despacho de uma mala, refeição a bordo e a marcação de assento com o embarque prioritário. É um bom preço, quando consideramos que a comida padrão custa US$ 40 e a comida premium US$ 70.

Para colocar esses oito aviões na sua frota, a Primera Air contará com auxílio do leasing de três aviões pela GECAS, e mais cinco aviões através de outras empresas de leasing.

 

Classes de tarifa

A Primera Air dividiu a cabine do A321neo em duas para realizar esses voos, a Premium Economy da companhia ficará nas 4 fileiras iniciais, com 4 assentos por fila através de uma configuração 2-2. É possível comprar essa configuração através das diferentes categorias oferecidas durante a pesquisa pelo trecho. O valor é consideravelmente mais caro em comparação com a classe standard, neste caso compensa mais voar com uma companhia tradicional.

No total os 16 assentos dessa Premium Economy dispõem de 34 polegadas entre eles, com maior espaço para as pernas e também maior conforto para os ombros, apesar do assento ser bem similar ao de uma classe econômica. Não há sistema de entretenimento, em compensação o passageiro poderá pagar para usar a internet Wi-Fi a bordo.

Já a cabine econômica normal tem a clássica configuração 3-3, com 182 assentos no total espaçados apenas por 30 polegadas, bem ruim para um voo de longa duração. O entretenimento também é o Wi-Fi, que deverá ser pago pelo passageiro. Todos os assentos têm tomadas e saídas do tipo USB para carregar dispositivos móveis e notebooks.