A Qatar Airways reforçou a sua participação no grupo da British Airways e Iberia, com um investimento de 15% em ações do grupo IAG, cerca de 5% a mais em relação as ações que a Qatar já mantinha no mesmo grupo. A transportadora do Golfo, que é a maior empresa investidora da da British, comprou 9.99% de ações do grupo IAG, em janeiro do ano passado.

Qatar pode continuar a aumentar sua participação na IAG, que também é proprietária da Irlanda Aer Lingus e da companhia aérea espanhola Iberia, até atingir 49% das ações. Sob as regras da União Europeia, os transportadores não-europeus são impedidos de controlar companhias aéreas da UE, embora a Comissão Europeia consiga que um único grupo possa extrapolar os limites.

Akbar Al Baker, presidente-executivo da transportadora do Golfo, disse: “Estamos muito felizes com nosso investimento em IAG, do ponto de vista financeiro, comercial e estratégico.

Qatar Airways disse hoje que “pode ​​considerar aumentar a sua participação acionária ao longo do tempo, dentro dos limites admissíveis”, e acrescenta que o grupo IAG “está muito bem posicionado na Europa, principalmente no segmento transatlântico, e no mercado de Londres “.

Na semana passada a British Airways anunciou que iria começar a voar para capital do Qatar, Doha, em um voo direto. Alguns especialistas em aviação acreditam que poderia sinalizar o início de uma cooperação mais estreita entre as duas empresas. A British, Ibéria e Qatar também estão dentro de uma mesma aliança, a Oneworld.

COMPARTILHAR