Aeronaves News

Qatar Airways ameaça Airbus e assina carta de intenção para 60 Boeing 737 MAX

Imagem - Boeing/Divulgação

A Boeing e a Qatar Airways anunciaram uma encomenda fixa de 30 787-9 Dreamliner e 10 777-300ERs, no valor estimado de US$11,7 bilhões. Além disso a companhia aérea assinou uma carta de intenção para até 60 aeronaves Boeing 737 MAX 8, com um valor estimado de US$6,9 bilhões. No total a encomenda da Qatar Airways pode ser cotada em até 19,6 bilhões de dólares.

O anúncio foi efetuado pelo Ministro das Finanças do Estado do Qatar, Sua Excelência Ali Shareef Al Emadi , com a presença do Secretário de Estado Americano Adjunto Tony Blinken, e o embaixador do Qatar, Sua Excelência Mohamed Jaham Al-Kuwari.

Imagem - Boeing/Divulgação
Imagem – Boeing/Divulgação

Atualmente a Qatar Airways tem uma frota com 84 aeronaves da Boeing, uma combinação de modelos 787 e 777. A encomenda de hoje também aumentou a carteira de pedidos firmes, que já conta com 105 encomendas, inclusive 60 delas para o novíssimo 777X da Boeing, o qual a Qatar Airways é a cliente de lançamento.

“A Qatar Airways, já uma das companhias aéreas de mais rápido crescimento na história da aviação, e está anunciando hoje uma ordem significativa de aeronaves, que irá ligar com o nosso crescimento futuro para as próximas décadas”, disse o CEO do grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Senhor Akbar Al Baker. “A Boeing tem provado ser um parceiro valioso, e o anúncio de hoje é um testemunho da nossa apreciação da qualidade do seu produto e sua dedicação em fornecer um mundo de serviços aos clientes de classe.”

Imagem - Boeing/Divulgação
Imagem – Boeing/Divulgação

A carta de intenção assinada pela Qatar Airways apareceu após uma série de atrasos nas entregas do A320neo da Airbus, ocasionadas por um defeito de projeto do motor Pratt & Whitney Pure Power que limitava a sua performance durante o acionamento e colocava uma série de restrições. Esses atrasos estão se propagando desde dezembro de 2015, quando a Qatar rejeitou ser a companhia de lançamento do A320neo.

A Qatar Airways ainda tem 89 aeronaves da Airbus encomendadas, incluindo 48 unidades da família A320neo, 37 para o A350-1000XWB e 33 para o A350-900XWB. Recentemente a Qatar comprou 10% do grupo LATAM Airlines e 15% do grupo IAG, da British Airways e Ibéria.

 

Veja mais em:

Qatar Airways está reduzindo voos por causa da Airbus

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This