Foto – USAF/divulgação

O Qatar assinou um contrato com a Boeing para o fornecimento de 36 caças F-15QA no valor total de US$ 12 bilhões. A assinatura ocorreu em Washington DC, na capital dos Estados Unidos, com a presença do Secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis.

O F-15QA se destaca por ser uma variante avançada do F-15E Strike Eagle. Ele é equipado com um radar ativo de varredura verificada eletronicamente(AESA), o caça é multi-missão e serve tanto para ataques ar-ar e ar-solo.



“Agradecemos aos governos do Qatar e dos EUA por avançarem com o acordo do F-15”, disse a Boeing. “Estamos muito gratos pela confiança na Boeing”.

De acordo com o governo do Qatar, os caças serão usados para aumentar a interoperabilidade entre as forças dos EUA e do Qatar e lutar contra o terrorismo na região do Oriente Médio.

Anteriormente o Qatar esperava comprar 72 caças F-15QA, porém se o Qatar adquirisse essa quantidade de caças o custo total seria de US$ 21 bilhões, cerca de 11 bilhões de dólares a mais. O país também já conta com uma encomenda para 24 caças Dassault Rafale e opera com caças Mirage 2000 atualmente.

 

Via – FlightGlobal