Parece que o governo do Qatar realmente saiu às compras ultimamente, depois de encomendar 24 Rafales em 2015 por € 6,3 bilhões, 36 caças F-15QA em 2017 por US$ 12 bilhões, e mais 12 caças Rafale nos últimos dias, agora foi a vez de comprar 24 caças Eurofighter Typhoon diretamente do Reino Unido.

O contrato assinado pelo governo do Qatar é no valor de £ 5 bilhões, a fabricação será através da empresa inglesa BAE Systems, que faz questão de chamar o caça de Typhoon. O contrato também inclui um pacote de suporte e treinamento da BAE, a primeira entrega será realizada em 2022.



Com vendas fracas, a venda do caça de 4ª geração Eurofighter Typhoon vai permitir que a fabricação do mesmo continue na produzindo a aeronave na próxima década. 

Todas essas aquisições serão de extrema importância para reforçar o poder aéreo do Qatar, que sofre de pressões externas de países vizinhos com maior força militar. O Qatar opera com apenas 12 caças Mirage 2000. Estes são complementados por seis aviões Dassault Alpha-Jet.