Companhias Aéreas News

Ranking das companhias aéreas mais seguras do mundo para 2017

Um levantamento anual feito pela AirlineRatings.com, das maiores companhias aéreas do mundo, teve a Qantas nomeada a mais segura pelo quarto ano consecutivo.
A operadora australiana foi elogiada por seu “registro extraordinário sem fatalidade na era do jato”.

O site forneceu classificações de segurança para 425 companhias aéreas, concedendo-lhes até sete estrelas por segurança. Dos entrevistados, 148 receberam notas máximas, mas quase 50 tiveram três estrelas ou menos. Destas companhias aéreas, a 14 foram concedidas apenas uma única estrela, todos de Afeganistão, Indonésia, Nepal ou Suriname.

As classificações de estrelas do site levam em conta vários fatores, incluindo se uma companhia aérea foi certificada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), se está na lista negra das companhias aéreas da UE e seu registro de acidentes. Uma estrela é removida se a companhia aérea operar apenas aviões russos (lol).

Ao decidir quais são os 20 melhores, os juízes da AirlineRatings.com também compararam o histórico de incidentes e excelência operacional de cada companhia aérea. A classificação máxima de sete estrelas não é dada a operadoras de orçamento.

Junto com Qantas, outras companhias aéreas fizeram parte da top 20 incluindo Air New Zealand, Etihad, Finnair, KLM, Lufthansa, Swiss e United Airlines.

A American Airlines e a Emirates caíram dos melhores 20 deste ano.

“Nossas melhores 20 companhias aéreas mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação de segurança, excelência operacional e lançamento de novas aeronaves mais avançadas”, disse Geoffrey Thomas, editor da AirlineRatings.com. “Estas companhias aéreas estão sempre na vanguarda da excelência no espaço de segurança. No entanto, não há dúvida entre os editores que Qantas continua a ser um destaque em melhorias de segurança e melhores práticas.”

Qantas 787 Dreamliner. Photo: Boeing
Qantas 787 Dreamliner. Photo: Boeing

A companhia aérea mais segura do mundo, de acordo com a AirlineRatings.com

 

Qantas

 

As outras 19 companhias aéreas mais seguras (em ordem alfabética)

  1. Air New Zealand
  2. Alaska Airlines
  3. All Nippon Airways
  4. British Airways
  5. Cathay Pacific 
  6. Delta Air Lines
  7. Etihad Airways
  8. EVA Air
  9. Finnair
  10. Hawaiian Airlines
  11. Japan Airlines
  12. KLM
  13. Lufthansa
  14. Scandinavian 
  15. Singapore Airlines
  16. Swiss
  17. United Airlines
  18. Virgin Atlantic
  19. Virgin Australia

As 10 companhias aéreas de baixo custo mais seguras (em ordem alfabética)

  1. Aer Lingus
  2. Flybe
  3. HK Express
  4. Jetblue
  5. Jetstar Australia
  6. Jetstar Asia
  7. Thomas Cook
  8. Virgin America
  9. Vueling
  10. Westjet

AirlineRatings.com não é a única organização a classificar os transportadores de acordo com a segurança. O Jet Airliner Crash Data Center (JACDEC) da Alemanha faz o mesmo, mas é Cathay Pacific que leva a coroa. (O resto do ranking será lançado em breve, de acordo com o site).

No ano passado as duas únicas empresas brasileiras presentes no ranking de 60 aéreas, eram a Gol e a Tam Airlines, nas 52ª e 54ª posições, respectivamente.

As companhias aéreas mais seguras do mundo, segundo a JACDEC

  1. Cathay Pacific Airways
  2. Air New Zealand
  3. Hainan Airlines
  4. Qatar Airways
  5. KLM
  6. EVA Air
  7. Emirates
  8. Etihad Airways
  9. Qantas
  10. Japan Airlines
  11. ANA
  12. Lufthansa

Companhias aéreas banidas da UE

Atualmente, existem mais de 100 companhias aéreas – a maioria das quais provavelmente não se ouve falar – banidas do espaço aéreo da UE ou confrontadas com restrições operacionais. Estão incluídas todas as companhias aéreas do Afeganistão, Quirguistão, Libéria, Moçambique, Serra Leoa e Sudão, bem como dezenas da Indonésia.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This