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Roll Out da aeronave chinesa Comac C919

O evento de roll out do C919 foi um sucesso e transmitido ao vivo pela rede de televisão central do país e contou com 5 mil presentes entre políticos, jornalistas e empresários chineses.
O projeto do C919 foi iniciado em 2008 e o esperado é que seu primeiro voo seja realizado no final de 2016, porém seu desenvolvimento está se mostrando bastante caro, com 8 aeronaves de testes, sendo 2 para testes em solo e 6 para teste de voo. Essa aeronave apresentada hoje é a primeira que irá compor a frota de testes da COMAC.

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A aeronave, pintada em um branco, azul e verde que são cores da COMAC, foi rebocado para fora de seu hangar. Em suas asas está presente uma versão do motor de nova geração CFM LEAP-1C feita para o uso no modelo, como é comum em outros fabricantes. O fabricante diz que todos os principais sistemas foram instalados na aeronave, incluindo o sistema de Fly By Wire produzido em cooperação com a Parker Hannifin Corporation, que também produziu os sistemas hidráulicos e de combustível do C919.

O seu tamanho é bem semelhante com o A320 da Airbus, medindo 38,9m de comprimento, 35.8 metros de asa, altura de aproximadamente 12m e largura de cabine de 3,9 metros. Isso é combinado com uma velocidade de cruzeiro de 830km/h, alcance de 5500 na versão All-ECO e teto de serviço de 40 mil pés. No geral está disposto 3 versões para compra que alcança de 156 passageiros até 174 quando em configuração de 1 classe com alta densidade, concorrendo com o A320neo e o Boeing 737-8MAX, tendo o 737MAX a vantagem de transportar mais passageiros por conta de seu comprimento maior.

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Suas asas e fuselagem são construídas pela Yanliang, que já presta serviços a COMAC fabricando componentes para o ARJ, atual aeronave regional da empresa. Com isso a COMAC poderá ter uma capacidade instalada para entregar até 4 aeronaves por mês, como faz atualmente com o ARJ.

Em 2012 foi assinado um acordo entre a COMAC e a Bombardier que visava colaborações no projeto do C919. Entre o proposto estava 1) áreas específicas para teste de vôo da aeronave CSeries referentes a tarefas em solo, 2) implementar e manter os itens que foram obtidos como parte da primeira fase , 3) Assistência em vendas e marketing, 4) Áreas de serviços ao cliente relacionados com a formação, publicações técnicas e de distribuição de peças das aeronaves Cseries e C919.

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Porém a COMAC cai em sua inexperiência em construção de aeronaves com esse porte de tecnologia, o programa lançado em 2008 já teve adiamentos, o primeiro voo previsto era para ocorrer em 2014 e foi adiado para 2016, houve problemas na construção da caixa de asa, região presente na fuselagem e que permite a montagem da asa na fuselagem, o material composto previsto em projeto foi trocado por alumínio por conta da inexperiência da COMAC e dependência de fornecedores estrangeiros para fazer a estrutura composta de fibra de carbono e ligas metálicas.

Para concorrer com o A320 o modelo bate em 2 problemas básicos, seu peso máximo de decolagem e autonomia, o A320neo poderá decolar com até 79 toneladas, enquanto o estimado para o COMAC é de 72,5t, e sua autonomia por volta dos 4000km não é nada comparado aos até 7800km do A319neo, quase o dobro do C919, enfim, são bem distintos na sua proposta.

O COMAC C919 entrará agora em uma fase de testes em solo até o seu primeiro voo em 2016, as primeiras entregas estão programadas para ocorrer em 2018, porém o projeto pode sofrer atrasos no decorrer dos testes, como a Airbus recentemente atrasou uns meses de seu calendário por causa de atualizações nos motores, lembrando mais uma vez que é normal devido a ser um procedimento de certificação.Seu número total de encomendas é de 507 vindo de 21 clientes, em sua maioria da China por conta dos incentivos do governo e bancos estatais.

 

Vídeos da apresentação do COMAC C919.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

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