satellite_1200x651_2
Foto – Projeção por Gazprom

Rússia pode lançar sete satélites de classe Smotr para prospecção de jazidas de gás e monitoramento de instalações de gás até o ano de 2025, de acordo com o Programa Espacial Federal Russo para 2016-2025. Estes satélites será adicionado ao grupo orbital da Gazprom Space Company. O projeto vai custar 93,5 bilhões de rublos e será financiado por fontes privadas.

Com o sistema de satélites Smotr tornará possível a realização de prospecção adicional de depósitos de gás; monitorar as infra-estruturas de gás nas fases de construção e operação; controlar a extração de gás e transporte; realizar monitoramento ambiental e emergências para o Programa Espacial Federal. Sete satélites, incluindo um satélite ótico Smotr-B; dois satélites de vigilância por radar Smotr-R e quatro por satélite Smotr-IK, que irá funcionar na banda infravermelha. Outro satélite, o Smotr-B, pode ser lançado mais tarde, em 2025, não necessariamente no âmbito do Programa Espacial Federal.

De acordo com o projeto do Programa Espacial Federal, a empresa pode ter um satélite a mais que o previsto inicialmente.

COMPARTILHAR