O MAKS 2017 foi um grande evento para mostrar um pouco sobre a engenharia aeronáutica da Rússia, e deu muito certo, enquanto o Sukhoi Su-35 conseguiu deixar todos abismados com a capacidade de realizar manobras em voo, o mais novo caça da Rússia, o T-50 (ou PAK FA) fez uma apresentação incrível, que contou com dois caças e mostrou que o desenvolvimento do projeto já está bem avançado.

E uma declaração polêmica foi feita pelo coronel-general Viktor Bondarev, comandante-chefe da Força Aeroespacial russa, ele disse que “não há limite para um piloto do PAK FA durante um voo, ressaltando a qualidade de domínio da aeronave e também do potencial de realizar ataques”.

Além disso a Rússia precisava deixar uma declaração sobre o desenvolvimento do seu caça de 5ª geração, que entrará em atividade até 2019. E o coronel-general Bondarev aproveitou para falar sobre isso, de acordo com ele a potência do motor, autonomia e bombas do PAK FA receberam várias atualizações nos últimos tempos, e o caça já está no seu “nível final”.

Foto – Sputnik/Aleksei Druzhinin

Entre essas capacidades está a possibilidade de voar por 5 horas e meia com somente um tanque de combustível e com armamento, a detecção de alvos a 400 quilômetros de distância, além da capacidade de atingir 16 alvos simultaneamente usando mísseis guiados por laser que se comunicam com o computador interno da aeronave.

O Sukhoi PAK FA é um programa de caça de quinta geração da Força Aérea Russa. O T-50 é o nome da aeronave protótipo montado pela Sukhoi para o programa PAK FA. A aeronave tem características de assento único, caça furtivo bimotor e será a primeira aeronave de combate russa a utilizar da tecnologia stealth.

Ele é um caça multiuso projetado para os papéis de superioridade aérea e ataque ar-ar. O lutador está planejado para ter capacidades de super-cruzeiro, não detecção por radares, super-capacidade de manobra até em Mach 2 e aviônicos avançados para superar a 4ª geração de caças.

 

Veja um resumo da apresentação do T-50 no MAKS 2017 no vídeo abaixo:

COMPARTILHAR