Espacial Não categorizado News

Rússia vai propor criar estação espacial dos BRICS

E em Julho irá acontecer uma reunião dos BRICS, que para quem não sabe é composto por Brasil, Rússia, China, Índia e Africa do Sul. E nessa reunião está programado para ter a apresentação da proposta dos cinco países construírem uma estação espacial tripulada, com contribuição para tecnologia e desenvolvimento do setor, principalmente da China e índia que tem passos bem adiantados na área espacial, enquanto o Brasil tem muita tecnologia no setor de aviação. Tal projeto seria uma estratégia para criar alianças de compartilhamento de tecnologia entre os países.

 

Estação espacial MIR que funcionou até 2001,de propriedade Russa.
Estação espacial MIR que funcionou até 2001,de propriedade Russa.

 

Vale ressaltar que em Dezembro o Dimitry Rogozin então vice-premier visitou setores no Brasil ligados ao setor espacial, como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a AVIBRAS e MECTRON. “Podemos começar este trabalho agora e incluir o tema na agenda da 7ª Cúpula dos BRICS, a ser realizada,  em julho 2015, na cidade de Ufa, capital da República do Barcostastão, nas encostas do Montes Urais ” revela a TASS, agência de notícias da Rússia.

 

Entre as áreas com perspectiva de futuras pesquisas conjuntas estão os foguetes modulares que usam metano como combustível e a criação de um veículo aeroespacial, que poderia ser usado no futuro para construir um caça ou bombardeiro de sexta geração. Porém até o momento a Rússia não recebeu nenhuma posição das empresas visitadas no Brasil e da então presidenta Dilma Rousseff, isso causa desconforto em relação a relação entre os países.

 

—————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Agora um comentário pessoal…

 

Claro que por trás de tudo tem um pequeno interesse de ambas as partes, mas o Brasil (entenda-se, cúpula do governo), pouco se preocupa em criar tecnologia própria, ficamos refém de um setor primário, e essa é a pior forma de lucrar com o dinheiro, quando se transforma produtos do setor primário (aço, ferro, alumínio) em tecnologia no setor industrial o preço da venda é muito mais caro, fora que geralmente a remuneração nessa área é mais alta, o que eleva os índices sociais.

Mas o ponto não é esse, recentemente publiquei um matéria mostrando de como os NASA usou a tecnologia criada no setor espacial a seu favor, ela simplesmente vendeu tecnologia, pra que criar um satélite que tira fotos do solo? E se isso interessar grandes fazendeiros… Para que um satélite transmissor de tv a cabo próprio? E se alugar para as operadoras de tv a cabo,a uns 40 a 50 milhões por mês… Para que desenvolver um controle climático eficiente através de satélites? E se isso interessar a todos os Brasileiros…

Enfim, a Rússia já tentou se aproximar do Brasil com o T-50, uma aeronave de última geração em defesa aérea, pau a pau com o F-22 dos EUA, e o Brasil nem despertou interesse em COMPARTILHAR, esse é o ponto, aprender com os japoneses, coreanos e chineses que TOMARAM a tecnologia que era de outro, ninguém a essa altura da corrida irá desenvolver algo do zero, seria muito atraso de vida para quem não acompanhou o mundo durante décadas.

Devemos agradecer hoje ao setor militar por tomar a iniciativa de desenvolver uma grande empresa de aviação no nosso país, na mesma década de 70 em que a Embraer prosperava com seus simples turbohelice, o presidente da Hyundai Motors visitou o Brasil procurando saber como era produzido os carros, o então presidente à época José Pelúcio apresentava as fábricas e tudo mais e um dos coordenadores afirmou para o presidente, “Parece que o senhor não nos entendeu; não estamos interessados em atrair montadoras estrangeiras, mas em criar nossa própria indústria automobilística.” .

O resto da história todos já sabem….

Isso é meio que um apelo para que a presidenta do país olhe para esse setor. A mas o problema é o dinheiro, ele sempre é o problema, não podemos parar por conta de um orçamento curto.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This