Militar Não categorizado News

SAAB anuncia – Gripen NG está em montagem final

gripen_e_-production_2

Depois de receber encomendas aviões de vigilância em espaço aéreo, a SAAB aproveitou para impulsionar suas vendas na Dubai Air Show com o anúncio na manhã desse dia 10 de que a fuselagem do Gripen estava quase completa e poucos detalhes faltam para a montagem final da aeronave.

Ulf Nilsson, chefe da área de negócios da SAAB, disse que três seções principais caça estão apenas a espera para se unir e formar a fuselagem. “Tivemos menos problemas na linha de produção do Gripen NG do que no seu modelo anterior, o Gripen C/D”, observa ele, isso é atribuído a concepção digital do modelo. Além disso ele confirma que a aeronave protótipo estará pronta até 2016 para iniciar seu programa de testes, porém sem data fixa para ser realizado.

gripen_e_-production_5

Ele também destaca o progresso que está sendo feito com o Gripen E/F em parceria com a Força Aérea Brasileira e a Embraer. O primeiro grupo com 50 engenheiros da Embraer e suas famílias chegaram recentemente em Linköping, ao longo do programa mais de 300 engenheiros da Embraer e outras indústrias afiliadas na construção, irão participar e ganhar experiência no projeto, permitindo assim a produção nacional da aeronave.

Notando que a Saab já tem a República Checa e a Hungria como operadores do Gripen, ele brinca: “Talvez Gripen será o verdadeiro ‘Eurofighter”. No entanto a SAAB mira na Indonésia, Malásia, Filipinas e África do Sul como possíveis futuros operadores do Gripen NG, porém Nilsson faz a observação de que não haverá fornecimento de Gripen para o Oriente Médio. Entre as nações europeias que a SAAB mira para a venda de Gripens está, Bulgária, Croácia, Eslováquia além de Finlândia e na Bélgica, porém os acordos de venda dependem da negociação do governo sueco.

gripen_e_-production_1

Até agora está previsto para ser fabricado na Suécia, uma quantidade de 60 Gripen NG para o Governo Sueco e 36 para o Governo Brasileiro. Os caças brasileiros serão entregues entre 2019 e 2024.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This