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Saab atrasa em 6 meses o primeiro voo do Gripen NG

Foto - Saab AB

A Saab atrasou o primeiro voo do Gripen E, também conhecido como a base para o Gripen NG, em seis meses. O novo prazo está estabelecido para o segundo trimestre de 2017, provavelmente nos últimos meses desse semestre.

O grande motivo da Saab realizar essa manobra são os testes e requisitos de desenvolvimento do novo software, que irá equipar o Gripen E, também conhecido como Design Modular Integrado de Aviônicos. Apesar do atraso no primeiro voo de testes, a aeronave permanece com o cronograma para ser entregue a partir de 2019.

Lars Ydreskog, responsável pelo setor operacional da Saab, afirmou, “A primeira janela de voo será no segundo trimestre de 2017 , anteriormente a empresa tinha programado para o final deste ano.”

“Esta não é uma exigência do cliente ou de alguma autoridade, é uma decisão de negócio que temos. Estamos confiantes de que vamos beneficiar nossos clientes com um caça estável e robusto desde o primeiro dia de uso”, disse Ydreskog. “Essa aprovação do software irá tirar quaisquer pontos de interrogação sobre a estabilidade e robustez do software ou sistemas da aeronave.”

Gripen-NG-Mockup-cockpit
Foto – Sgt. Rezende/Força Aérea Brasileira

Esse novo software da Saab já adquiriu mais de 500 horas de ensaios em banco de testes e também em voos com o Gripen, porém de geração antiga ainda. Ydreskog afirmou que esse novo desenvolvimento bateu as expectativas de estabilidade.

“O Gripen E está no caminho certo para a primeira entrega ao cliente em 2019, e atingirá a capacidade operacional inicial com a funcionalidade necessária”, disse Ydreskog. Outras três aeronaves de testes da nova geração do Gripen já estão em fase final de fabricação, incluindo um para o Brasil.

E para isso a Saab já testou o primeiro motor F414 que irá equipar o Gripen E, em breve o motor também será testado em condições reais de uso.

Até agora está previsto para ser fabricado na Suécia, uma quantidade de 60 Gripen NG para o Governo Sueco e 36 para o Governo Brasileiro. Os caças brasileiros serão entregues entre 2019 e 2024.

 

Fonte – FlightGlobal

 

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Redação Aeroflap

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