Será lançado hoje (14/02), na Base de lançamento de Kourou na Guiana Francesa, o novo satélite geoestacionário que será operado pela SKY Brasil. O lançamento será realizado por um foguete Ariane 5, da Ariane Space.

A SKY Brasil é uma operadora de tv a cabo que pertence à DirecTV Latin America, esse satélite Intelsat 32e, também chamado de SKY Brasil-1, servirá para expandir a capacidade de distribuição de canais da operadora no Brasil. O atual satélite Intelsat 11 está sobrecarregado, juntamente com o Intelsat 9, o primeiro foi lançado em 2007 e o segundo em 2000.

O Intelsat 11 fornece 18 transponders em banda Ku e 16 em banda C, os transponders em banda KU são utilizados pela SKY Brasil para o fornecimento de TV via Satélite. O Intelsat 9 presta apoio ao Intelsat 11 com mais 24 transponders em banda KU e 24 em banda C, todas as bandas tem 4 transponders a mais de reserva.

Foto – Ariane Space/Reprodução

O satélite que será lançado hoje é bem mais poderoso em poder de comunicação e oferece 81 transponders no total, sendo 60 transponders de banda Ku e 21 de banda KA. Os transponders de banda KU serão utilizados para as transmissões da SKY no Brasil.

O SKY Brasil-1 é um satélite de transmissão de televisão de alta definição (HDTV), com peso aproximado de 6000 kg. O satélite foi construído pela Airbus Defense e Space em Toulouse, na França, utilizando a plataforma Eurostar E3000. O foguete Ariane 5 também transportará o satélite Telkom 3S da Indonésia no mesmo lançamento.

Se você deseja assistir ao vivo é só entrar no site da Ariane Space entre 21h39 e 23h05 (GMT 0), é recomendável entrar 15 minutos antes do horário inicial marcado. O lançamento no horário de Brasília ocorrerá entre 19h39 e 21h35.

COMPARTILHAR