O carregamento e transporte do satélite espanhol de observação da Terra, PAZ, está em andamento. Os engenheiros da Airbus em Madri estão carregando o satélite de 1.400 kg no contêiner que o protegerá durante sua viagem à Base Vandenberg da Força Aérea na Califórnia, onde será lançado pela SpaceX através de um foguete Falcon 9 no próximo dia 30 de janeiro.

Além dele, a equipe também transportará o equipamento de suporte elétrico e mecânico, assim como todos os dispositivos de teste e condicionamento necessários para preparar o satélite para seu lançamento. Três caminhões transportarão o satélite e seu equipamento para a Base da Força Aérea Espanhola em Torrejón de Ardóz, onde será carregado no cargueiro aéreo que irá levá-lo aos EUA.



Uma equipe de 15 técnicos e engenheiros espaciais da Airbus viajará para Vandenberg para receber o satélite e o equipamento. Os sistemas de teste serão montados para verificar as condições do satélite e as baterias serão instaladas antes do abastecimento de combustível, quando a espaçonave estará pronta para o lançamento.

A equipe também instalará um adaptador de carga personalizado para integrar o satélite ao lançador.