A SpaceX lançou hoje da plataforma histórica 39A o foguete Falcon 9 levando a cápsula Dragon, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento ocorreu exatamente às 9h38 e foi transmitido ao vivo pela NASA e pela SpaceX. 

A cápsula Dragon está levando uma carga com suprimentos e novos equipamentos para os astronautas, com 2267 kg a bordo, de acordo com a NASA. A SpaceX também conseguiu realizar o famoso pouso do primeiro estágio, que pousou em uma plataforma terrestre dessa vez, essa é a 8ª vez que esse procedimento é realizado com sucesso no foguete Falcon 9.

Depois de lançada a cápsula irá orbitar a terra por dois dias, até então ser acoplada na ISS com a ajuda de um braço robótico. A cápsula voltará para a terra com experimentos e outros materiais da ISS logo depois, os astronautas do local se encarregarão de carregar a cápsula com os materiais que voltarão para a Terra.

Foto – SpaceX/Reprodução

O lançamento era para ser realizado originalmente no sábado (18/02), porém um problema detectado no segundo estágio do foguete paralisou o lançamento 13 segundos antes da ignição dos motores. A SpaceX relatou que houve um problema de falta de comunicação com sensores localizados na tubeira do motor do segundo estágio, responsável pelo movimento da tubeira e que dá direção ao foguete.

Essa plataforma de lançamento, a Launch Complex 39A é muito famosa por fazer os lançamentos do Space Shuttle e da missão Apollo 11, que levou o primeiro homem para pisar na Lua, essa plataforma não era utilizada desde julho de 2011, quando o Space Shuttle realizou seu último voo espacial.

Pouso do primeiro estágio do Falcon 9. Foto – SpaceX/Reprodução

A SpaceX arrendou essa plataforma da NASA em 2014, agora a empresa de Elon Musk planeja usar a plataforma 39A para lançar o foguete Falcon 9 e Falcon Heavy, este último a partir de 2017, assim essa plataforma ainda se manterá na história, visto que a SpaceX planeja usar o Falcon Heavy para lançar missões tripuladas para Marte.

O lançamento deste fim de semana é a 10ª missão de serviço de reabastecimento que a SpaceX está realizando para a NASA.

 

Confira a transmissão ao vivo realizada pela SpaceX:

 

Confira o pouso do Falcon 9:

This post is available in: pt-brPortuguês