Militar Não categorizado News

Suposto lobby na compra dos Gripen NG será investigado pelo Ministério Público

Canards de um SAAB Gripen, aeronave que popularizou essa configuração, em ação.

Assim como foi informado pela jornal O Estado de São Paulo no domingo (dia 29/11), o vencedor do programa FX-2 poderia ser alvo de lobby por parte de integrantes investigados na Operação Zelote, as pessoas que participaram da escolha podem ter influenciado na a favor do Gripen NG por questões fora da política ou da qualidade técnica do caça. A suspeita seria pela descoberta de um conjunto de mensagens entre o executivo da Saab e o ex-presidente Lula em 2012, antes do fim do processo de licitação, solicitando uma reunião antes de realizar a escolha final para o FX-2.

De acordo com a Folha, um executivo da SAAB contactou Mauro Marcondes, preso pela Operação Zelote, para conseguir uma reunião com Lula antes da finalização e a escolha do vencedor.

O Ministério Público Federal confirmou que o escritório Marcondes & Mautoni, investigado por suposto envolvimento em compras de medidas provisórias para o setor automotivo, também fez lobby em favor da empresa sueca Saab, que venceu a bilionária licitação para compra dos 36 novos caças da Força Aérea Brasileira.

Leia mais em sobre a investigação – Estadão

 

Nota da Aeroflap – Será que é possível ter algo no Brasil sem lobby ou forças maiores mandando na direção dos contratos?

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This