Internacionalmente conhecido por receber anualmente as 500 milhas de Indianápolis, prova mais famosa da Indy e uma das três mais importantes do mundo, ao lado do GP de Mônaco de Fórmula 1 e das 24 horas de Le Mans, o tradicional autódromo de Indiana, nos Estados Unidos, agora vai abrir espaço para veículos ainda mais velozes: os aviões do Red Bull Air Race.

Indianápolis recebe neste domingo a última etapa da temporada 2017, que tem uma disputa interessantíssima pelo título. São quatro pilotos em condições de levar o troféu. O líder é o tcheco Martin Šonka, com 63 pontos. O japonês Yoshihide Muroya aparece em segundo, com 59; o canadense Pete McLeod é o terceiro, com 56. E o herói local, o norte-americano Kirby Chambliss, corre por fora, com 52 pontos.

Foto – Red Bull Air Race

“Eu sabia que a gente tinha condições de brigar pelo título e é o que está acontecendo”, revela Yoshi Muroya. “Agora, o plano pra Indianápolis é um só: voar rápido e conseguir a vitória”, resume o piloto japonês, que conta com o trabalho do engenheiro brasileiro Guilherme Santana na preparação de seu avião.

Ele não é o único a contar com mão de obra brasileira: Kirby Chambliss, que já é bicampeão do Red Bull Air Race (ganhou os campeonatos de 2004 e 2006), tem o mineiro Paulo Iscold, verdadeira referência técnica da categoria, como engenheiro.

No ano passado, a prova de Indianápolis foi vencida pelo alemão Matthias Dolderer, que foi também o campeão daquele ano.

Foto – Red Bull Air Race

Apesar de receber o Red Bull Air Race há apenas dois anos, a história das corridas aéreas em Indianápolis é bem mais antiga. Começou precisamente em 5 de junho de 1909, pouco mais de dois meses antes da inauguração do autódromo. Naquela data, um grupo de competidores se reuniu por lá para a US National Balloon Race.

Era uma corrida entre nove balões, oficialmente a primeira competição do complexo. O evento reuniu 40 mil pessoas no entorno do terreno ainda em obras.

Agora, é hora de escrever mais um capítulo desta história. A decisão do título do Red Bull Air Race 2017 será neste domingo, 15 de outubro, a partir das 15h00 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Red Bull TV, no link https://www.redbull.tv/live/AP-1Q6TQX6AW1W11/red-bull-air-race .

COMPARTILHAR