A Airbus realizou na manhã de hoje (07/02) o primeiro voo do 3º protótipo do A350-1000, esse especialmente leva a pintura no estilo “Carbon Livery”, também incorporada no protótipo do A350-900 em 2013.

Essa terceira aeronave tem uma cabine completa de passageiros, todos os testes de evacuação e emergência a bordo para os passageiros serão realizados com essa aeronave, além dos testes simulando uma operação real de companhia aérea. Também se encarregará de ser exposta em shows aéreos e eventos de aviação.

Os protótipos 1 e 2 serão responsáveis por testes em voo com várias câmeras e sensores ao longo do avião, além dos testes operacionais de decolagem e pouso. O esperado é que as três aeronaves acumulem 1600 horas de testes até a certificação total da aeronave, que ocorrerá neste ano.

Essa versão é cerca de 7 metros maior do que o atual -900XWB, isso equivale a cerca de 41 assentos a mais para esse avião, são 366 assentos quando configurado em 3 classes ou 440 em configuração de alta densidade. Por causa desse tamanho todo o A350-1000XWB precisou receber alterações nas asas, no trem de pouso principal, que agora conta com 6 rodas por lado e também recebeu os motores Rolls-Royce Trent XWB-97, com 97000 lbs de empuxo, um acréscimo de 12000 lbs no XWB que equipa o -900.

 

COMPARTILHAR