Artigos Empresas Eventos Não categorizado

Treinamento de comissários na Gol Linhas Aéreas

E a uns dias atrás falamos do treinamento de pilotos na Gol, com vídeo dentro do simulador, texto explicativo, e seguindo a mesma linha iremos falar do treinamento dos comissários e o quão importante é essa profissão para uma companhia como a Gol.

Cmdt. Marcelo Dutra responsável por apresentar a tripulação da Gol.
Cmdt. Marcelo Dutra responsável por apresentar a tripulação da Gol.

Basicamente, o que foi repassado para nós em relação a equipe de comissários da Gol é bem sobre a Copa, eles estão treinando toda a equipe para melhor atendimento dos passageiros estrangeiros, tanto que a Gol conta com cerca de 3200 comissários, dentre os quais 2100 falam inglês, 867 espanhol, 78 francês, 75 italiano, 74 alemão, e o resto se divide em grego, russo, japonês e coreano. É muito importante para uma companhia ter uma base de comissários que falam uma 2 língua, hoje em dia é basicamente um quesito de contratação, pois é o comissário que terá contato direto com o passageiro, e em um voo de ida como foi o do workshop, uma boa parcela era de americanos (uma banda), é bom nessas horas ter pelo menos 2 comissários com proficiência boa em inglês.

Cmdt Dutra e a Chefe geral de comissários.
Cmdt. Dutra e a Chefe geral de comissários.

O curso de comissário na companhia é composto de 189 horas em sala de aula recebendo aulas teóricas, e 30 horas em rota sendo supervisionado, isso quando o comissário entra na companhia. Quando ele é promovido a chefe de cabine depois de algum tempo de serviço ele recebe outro curso com 36 horas em sala de aula para readequação de sua função mais 6 horas em rota. E como se já não fosse muita aula ainda tem as reciclagens, que ajudam na padronização de procedimentos periódica de toda a equipe, é feito a cada um ano e leva 32 horas a mais de aula.

 

Dentro dessas horas de aula também está incluído o curso de CRM (assunto já abordado no post de pilotos).

 

E essa postagem também tem vídeo, esse vídeo foi gravado no mockup de treinamento da Gol, que tem peças originais para simular os procedimentos de emergência e segurança durante o curso de formação de comissário, também tem um sistema de câmera que ajuda a avaliar melhor os pontos de erros no procedimento e a frente do mockup tem cadeiras para outras pessoas assistirem aos procedimentos (durante o curso por exemplo).

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This