Advertisement

Unidade que gerencia a área mais movimentada do espaço aéreo brasileiro completa 70 anos

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) celebrou 70 anos de sua criação em cerimônia militar na última terça-feira (27/06). A organização, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e conhecida por ser pioneira no controle radar no espaço aéreo brasileiro, homenageou militares e civis que atuam em prol da segurança e fluidez da área de sua responsabilidade.

O SRPV-SP gerencia a área mais movimentada do espaço aéreo brasileiro: terminais São Paulo e Rio de Janeiro, controlando aproximadamente 1 milhão de voos por ano. Para o chefe do SRPV-SP, Coronel Eduardo Wanderley Mano Sanches, a organização conta com um efetivo dedicado e a colaboração constante de diversas instituições.

“Mantemos um estreito relacionamento com players que fazem parte da comunidade aeronáutica, cuja contribuição é essencial para o transporte com segurança de cerca de 100 milhões de passageiros por ano”, ressaltou o Coronel Sanches.

Durante a solenidade, foi concedido o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB): ao gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) Guarulhos, Aderlei Nunes de Lima; ao gerente da EPTA Santos Dumont, José Roberto dos Santos; ao piloto civil Oswalte de Castro Alves; e ao vice-presidente de Operações da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito. Vinte e dois militares foram agraciados com medalhas militares, quatro civis e militares receberam a Menção Destaque Controle do Espaço Aéreo no grau Ouro, que marca a contribuição ao DECEA por mais de trinta anos.

Nos seus 70 anos de existência, passaram pela chefia da organização 38 oficiais da FAB. Para o Coronel Reformado Judimar das Chagas, chefe do SRPV-SP entre 1984 e 1985, a entidade é marcada pelo entusiasmo de seus servidores. “Fui chefe do SRPV-SP numa época de grandes transformações no Sistema de Proteção ao Voo e foi um período de intenso aprendizado profissional, fortalecimento do meu caráter, na crença no valor do brasileiro e na importância da Pátria”, lembrou.

Os ex-chefes presentes na cerimônia, Brigadeiro do Ar Frederico José Moretti da Silveira, Brigadeiro Reformado José Flavio Celestino, Coronel Cesar Augusto Borges Tuna e Coronel Jarbas de Oliveira Pinto foram homenageados com moedas comemorativas dos 70 anos do SRPV-SP.

 

Via – Força Aérea Brasileira

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.