A United Airlines está completando hoje (06/04) 90 anos de operações, sua história é bastante curiosa e inovadora no campo da aviação, inclusive com diversos nomes antes de receber o seu reconhecimento como United Airlines, na década de 1930.

O marco do início das operações também se deu no dia 06 de abril de 1926, quando uma aeronave Swallow decolou de Pasco, em Washington, com destino a Boise, em Idaho. O Swallom fazia uma rota de correio aéreo, muito comum na época, trazendo em sua fuselagem o nome de Varney Air Lines, derivado do seu fundador Walter Varney. 

CfXqE-SWsAAoO0B
Foto – United

A história da United também se choca com a de William Boeing, em 1927 surgiu a Boeing Air Transport, e pelo bom capital de William, logo ele começou a adquirir outras companhias, como a Varney Air Lines. Em 1929 a Boeing fundiu a sua companhia aérea para formar a United Aircraft and Transport Corporation, que logo em 1934 se quebrou em três para formar a Boeing Company, United Airlines e United Technologies, após um processo de monopólio do mercado aéreo que correu na justiça americana no mesmo ano.

Durante toda a sua história a United foi pioneira em diversos setores, como:

— A introdução de comissária de bordo em 1930 como enfermeiros a bordo;

— A primeira refeição servida em voo no ano de 1936;

— Foi a primeira companhia aérea que utilizou simuladores e computadores de vôo eletrônicos para planejar uma rota de voo, em 1937;

— Primeira companhia aérea do mundo que equipou toda sua frota com radar de voo, em 1957;

— Primeira companhia a realizar uma grande encomenda de DC-8, em 1955 a era do jato estava surgindo;

— Na década de 60 equipou toda a sua frota de Boeing 707 com televisão ao vivo, que poderia ser assistida em um lounge especialmente dedicado;

— A primeira companhia aérea que voou para todos os 50 estados dos EUA, década de 1980;

— Primeira a encomendar o Boeing 777 e operá-lo em rota, e cliente de lançamento do Boeing 787 no Estados Unidos.

Boeing 787-8 da United
Boeing 787-8 da United já com novas cores by Continental.

Durante sua história a United se fundiu com diversas outras companhias, a maior foi a Continental Airlines, que influenciou diretamente na imagem e logotipo da companhia. Vale lembrar que o mesmo fundador da United, Walter Varney, criou em 1934 a Varney Speed ​​Lines, que anos depois se tornou na Continental Airlines. A United também adquiriu diversas rotas da Pan Am, momentos antes da sua falência.

Hoje a United conecta cerca de 5000 voos diários para 342 aeroportos em seis continentes, ao todo são 140 milhões de clientes por ano e mais de 2 milhões de voos anuais, com 84 mil colaboradores em todo o mundo, isso computando todas as companhias que fazem parte do grupo atualmente. Sua frota atual compõe mais de 719 aeronaves na United e 512 nas cores da United Express. Em toda a sua história de 90 anos, a United já transportou mais de 4 bilhões de passageiros .

COMPARTILHAR