Advertisement

USAF já estuda aposentadoria dos caças F-15

ANAC

Os EUA mesmo com aeronaves de quinta geração dentro da força aérea, ainda tem aeronaves antigas, porém ainda de grande valia, e uma destas aeronaves é o famoso F-15, um caça que quebrou paradigmas devido a boa performance da aeronave para ser usada em vários cenários.

Mas a USAF já está estudando a aposentadoria do clássico F-15, e essas conversas vá foram levados ao Senado norte americano, ideia essa levada pelo vice-chefe da USAF, tenente-general Jerry Harris.

Ele indagou com no Senado que os novos caças Lockheed Martin F-35A, tem capacidades de substituir os lendários F-15 da versão D. Outra alternativa de substituição é um caça já usado pela USAF, o F-16 Flight Falcon, o monomotor da Lockheed, também tem especiais, e a frota de F-16 pertencentes ao EUA, não é pequena.

Mas até outras aeronaves antigas, como o F-15C, o A-10 e o próprio F-16 podem entrar neste processo de aposentadoria e o caça que iria substituir essas seria o já citado F-35. A ideia do F-16 substituir o F-15 seria algo temporário até que os novos F-35 estevam prontos para enfim ingressarem de vez na USAF.

Ao mesmo tempo, devido as qualidades excelentes do F-15 em especial a versão C/E, é estudado também uma atualização do EPAWSS (Eagle Passive Active Warning Survivability System), o que melhoraria á vida útil dos caças, mas não por muito tempo.

Diante deste cenário, fica visível que mesmo que já esteja chegando ao fim a vida útil deste ícone da aviação militar, os EUA ainda entendem que com atualizações do caça quarta geração que desde os anos 70 serviu nos EUA ainda pode dar um pouco mais das capacidades operacionais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.