O porta-aviões USS Nimitz Abraham Lincoln, está pronto para receber o nono vetro embarcado, o caça de quinta geração Lockheed Martin F-35C Lighting II. O processo de qualificação ocorreu entre os dias 17 a 21 de março no Oceano Atlântico.

A qualificação que envolve a operação dos Lighting II foi realizada com diversos pousos e decolagens, tanto durante o dia quanto durante a noite.

Os recentes testes com o F-35C foram feitos com outras aeronaves já qualificadas para operar no CVN-72 (USS Nimitz Abraham Lincoln), como o Boeing F/A-18E/F Super Hornets e EA-18G Growlers. Com isso houve uma integração entre as aeronaves e os pilotos de ambos os esquadrões.

Vale ressaltar que a qualificação do F-35C é diferente das variantes A e B. A variante A, é utilizada pela USAF, já a B que tem a capacidade de pouso e decolagem na vertical, e pode ser empregada no uso aeronaval. A última variante a C também é voltada para o emprego em porta-aviões, porém de maneira tradicional, com catapulta para o lançamento e gancho de parada para o pouso. Outra diferença entre a variante C e as demais é a mais longa.

This post is available in: pt-brPortuguês