Foto - Sam Chui

A Boeing já está com a fuselagem completa do primeiro 777-9X que em breve entrará na linha de montagem final. 

Esse primeiro protótipo não voará, ele será utilizado para teste estático da estrutura, algo realizado somente em solo. Isso facilita a montagem do avião, que não precisará ter dutos ou tubulações, bem como a fiação e sistemas eletrônicos.

A montagem final de uma segunda aeronave, que fará o primeiro voo em 2019, se iniciará ainda neste ano, ainda sem uma previsão fixa determinada pela Boeing, mas o quão breve possível, de acordo com a empresa, 95% da construção individual dos componentes já está concluída.

Na verdade falta pouco para a integração final dos componentes, e levar isso para uma integração total, que forma a aeronave com seus sistemas básicos.

Foto – Sam Chui

A Mitsubishi Heavy Industries forneceu os painéis para a seção da fuselagem traseira, enquanto a Kawasaki Heavy Industries produz os painéis para a seção da fuselagem central e frontal. A Subaru, outra empresa japonesa, faz a caixa de asa central, uma estrutura responsável por unir as asas com a fuselagem.

 

Boeing 777X

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de três classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de três classes, com autonomia para 13200km de voo.

O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (67,7 metros) quando em solo.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. Até a data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.

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